O recuo dos árbitros é uma decisão que tem agradado vários setores do futebol. A Liga Portuguesa de Futebol Profissional veio agora congratular-se pela decisão dos árbitros, que decidiram retirar o pedido de dispensa para os jogos do próximo fim de semana.

Em comunicado envifdo às redações, o organismo está disposto a ouvir as propostas apresentadas pelos juízes.

"A Liga Portugal congratula-se com a decisão sensata e reveladora de profissionalismo dos árbitros das competições profissionais", começa por dizer.

"A Liga está sempre disponível para acolher propostas de alteração regulamentar dos parceiros, entidades e organismos que atuam e desempenham um papel relevante no futebol profissional. É, aliás, público que o Presidente da Liga, desde o início de setembro e por sua própria iniciativa, tem debatido com a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) os assuntos que dizem respeito ao setor da arbitragem", refere o comunicado.

Recorde-se que os árbitros de primeira categoria tinham realizado um pedido de dispensa para os jogos do fim de semana, alegando "falta de condições psicológicas" para apitar os jogos. Entretanto, recuaram nessa posição e retiraram o pedido de dispensa.

Veja o comunicado na íntegra:

"A Liga Portugal congratula-se com a decisão sensata e reveladora de profissionalismo dos árbitros das competições profissionais.

A Liga está sempre disponível para acolher propostas de alteração regulamentar dos parceiros, entidades e organismos que atuam e desempenham um papel relevante no futebol profissional. É, aliás, público que o Presidente da Liga, desde o início de setembro e por sua própria iniciativa, tem debatido com a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) os assuntos que dizem respeito ao setor da arbitragem.

Não só os temas que estão agora a ser motivo de protesto por parte dos árbitros mas todos os que estão relacionados com as remunerações e as condições de trabalho. Este trabalho em prol da arbitragem tem sido longamente debatido, não só com a associação que os representa, mas também e sobretudo com a FPF, entidade que tutela a arbitragem em Portugal.

Acresce que a Liga, todos os anos, tem solicitado à APAF os seus contributos com vista às alterações regulamentares e os clubes têm aceitado introduzir nos seus regulamentos a maioria dessas sugestões.

A Liga não tem dúvidas que será bem aceite qualquer proposta que surja com vista a melhorar os regulamentos e que tenha por fim a pacificação e incremento das condições de profissionalismo das competições.

A Liga propôs, já em outubro passado, à AFAP, aquando da última reunião entre as partes, a realização de uma campanha em prol do respeito pelos árbitros e a constituição de um grupo de trabalho com vista à sistematização e à reflexão sobre os vários temas que preocupam o setor e que possam ser salvaguardados por via da Liga ou dos seus Regulamentos.

Existe, portanto, a total disponibilidade da Liga Portugal para intensificar a cooperação e parceria com a APAF, com os árbitros e com a FPF no sentido de, em conjunto e de forma continuada, criar condições para trabalhar em prol do desenvolvimento do futebol profissional português.

A proteção e promoção do futebol profissional, que nos move, só é possível com a defesa e respeito máximo pelos agentes que têm intervenção direta no jogo. Os árbitros têm um papel fundamental para que a indústria do futebol seja cada vez mais apelativa e de sucesso.

Uma das bandeiras de candidatura do atual Presidente da Liga foi o reconhecimento de que temos os melhores treinadores do mundo, temos os melhores jogadores do mundo e sabemos que também temos os melhores árbitros do mundo. Com a mesma convicção, continuaremos a defender o futebol no seu todo e isso passa pela manutenção na confiança neste quadro de árbitros e plena certeza de que, juntamente com os árbitros e envolvendo as Sociedades Desportivas, encontraremos o caminho para termos um futebol cada vez melhor."