A Comissão Executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) vai propor sábado, em assembleia geral extraordinária, medidas que possibilitem acolher o Boavista na I Liga em 2013/14, conforme recente acórdão do Conselho de Justiça (CJ) federativo.

Segundo comunicado de hoje da LPFP, os clubes serão convidados a votar a alteração da redação do número 1 do artigo 94 do Regulamento de Competições, que se refere especificamente ao número de clubes na primeira divisão do futebol nacional.

A decisão do CJ da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), de 21 de fevereiro, revogou todos os procedimentos que levaram à descida de divisão do clube portuense, razão pela qual a reunião magna de clubes irá apreciar e deliberar uma proposta da Comissão Executiva da Liga, liderada por Mário Figueiredo.

Segundo o artigo 94, «a I Liga será disputada por 16 clubes, que se qualifiquem na época anterior e possuam os requisitos legais e regulamentares estabelecidos para participarem nesta competição».

A Comissão Executiva da LPFP ainda não revelou publicamente qual a proposta que fará aos associados, admitindo-se que o alargamento da I Liga volte a ser uma hipótese, tanto mais que esse foi um dos “cavalos de batalha” de Mário Figueiredo no final da época passada.