É oficial. Pinto da Costa apresentou, esta terça-feira, o espanhol Julen Lopetegui como o novo treinador do FC Porto para as próximas três temporadas.
Desta forma, o ex-selecionador dos Sub-21 de Espanha sucede a Luís Castro que, no início de março, tinha ocupado a vaga deixada por Paulo Fonseca. O até agora treinador da equipa principal portista regressa para a equipa B dos Dragões.
A apresentação foi feita no auditório do Estádio do Dragão e liderada pelo presidente do FC Porto.
"É com prazer que vos apresento o nosso novo treinador Lopetegui. Creio não precisar de muita explicação sobre a sua carreira vitoriosa e em quem depositamos a máxima confiança. Por estas razões tem um contrato de três anos porque queremos construir uma equipa sólida, com garantias para os próximos anos", afirmou o líder dos azuis e brancos.
Pinto da Costa anunciou ainda que Rui Barros fará parte da equipa técnica liderada pelo técnico espanhol.
Julen Lopetegui, de 45 anos, levou a Espanha aos títulos de campeão europeu de Sub-19 e Sub-21. 
Formado na Real Sociedad, o antigo guarda-redes jogou no clube do país Basco mas passou também pelo Real Madrid B, Las Palmas, Logroñes, Barcelona e Rayo Vallecano.
Como técnico, esteve no Rayo Vallecano e no Real Madrid B, antes de ir trabalhar para Real Federação Espanhola de Futebol, na época 2008/2009, onde assumiu o comando dos Sub-19.
De 2009 a 2012 treinou os sub-20 e os sub-19 espanhóis, antes de assumir o comando da seleção de Sub-21, La Rojita, tendo-se sagrado campeão europeu.
Comandou a seleção espanhola no Mundial Sub-20 em 2011 e 2013 e ainda nos Europeus de Sub-19 em 2012 e Sub-21 em 2013.
O seu trabalho com os jovens espanhóis terá pesado na decisão do FC Porto em avançar para a sua contratação.