Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, foi detido na sequência das buscas de que foi alvo esta quarta-feira, de acordo com a SIC Notícias. O dirigente encontra-se na esquadra da Polícia de Segurança Pública em Moscavide.

As buscas aconteceram por suspeitas de crimes de burla qualificada ao Fundo de Resolução bancária e também de crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais. Além disso, o presidente do Benfica é ainda suspeito de abuso de confiança por ter vendido capital da SAD a um empresário estrangeiro.

A operação está a ser liderada pelo procurador Rosário Teixeira, do DCIAP. As autoridades acreditam num alegado esquema que beneficiaria os dois empresário e, por outro lado, acabaria por prejudicar o Benfica.

Em causa está a compra de ações da SAD do Benfica, que resultariam num encaixe de 11 milhões de euros para José António dos Santos. O negócio acabou por ser travado pela CMVM, quando esta percebeu que a OPA do Benfica iria ser feita com fundos da própria SAD.