Luis Freire vai deixar o comando técnico do Rio Ave no final da época. Ao fim de três anos de ligação ao clube de Vila do Conde, o técnico de 37 anos vai despedir-se do emblema que ajudou a regressar ao primeiro escalão do futebol português.

A revelação chegou pelo diretor desportivo do Rio Ave, Nuno de Almeida, numa entrevista dada ao 'Tribal Football'.

"A minha questão não é quando é que ele vai dar o salto, porque sei que ele no final desta época vai sair. É um facto consumado para mim, depois de três épocas com tantas dificuldades, onde ele lidou com tudo isto com paixão e enorme qualidade. Ele merece dar esse passo em frente. O que tenho em mente é quem será o próximo Luís Freire", disse o dirigente rioavista.

Apesar do anúncio do fim da ligação com o técnico, Nuno de Almeida não poupou nos elogios a Luis Freire.

"Chegou das divisões inferiores, é muito jovem, tem a mesma idade que eu, 37 anos. É alguém muito resiliente, chegou do nada e ninguém acreditava nele no início da carreira. Tem uma belíssima técnica, são todos amigos, todos da mesma cidade. Isso não é habitual no futebol, eles têm uma grande conexão, são uma família. O Luís é da nova geração de treinadores", garantiu.

O Rio Ave ocupa neste momento a 16.ª posição no campeonato, quatro posições abaixo do lugar conquistado na última edição da I Liga.

No primeiro ano à frente do Rio Ave, em 21-22, Luis Freire levou o Rio Ave à conquista da segunda liga, à frente do Casa Pia e do Chaves, segundo e terceiro classificados.