É com casa cheia na Luz que o Benfica dá o pontapé de saída na Primeira Liga, e logo frente a um SC Braga que tem sempre uma palavra a dizer. A equipa de Rui Vitória procura agora atacar o pentacampeonato depois de uma pré-época de altos e baixos – quatro derrotas, entre as quais duas goleadas, e duas vitórias – mas com confiança renovada depois da conquista da Supertaça no último sábado.

As saídas de Ederson, Lindelof e e Nélson Semedo deixaram a nu algumas fragilidades na defesa ‘encarnada’, mas se há coisa que sabemos em relação a Rui Vitória é que não há  transferências ou lesões que sirvam de entrave aos seus objetivos. Basta olhar para as duas últimas temporadas.

Por outro lado, no que a reforços diz respeito, as atenções vão estar centradas em Haris Seferovic. O internacional helvético chegou sem grande alarido às ‘águias’, proveniente do Eintracht Frankfurt, mas acabou por ser uma agradável surpresa nesta pré-temporada. O avançado deverá fazer companhia a Jonas na frente de ataque, à semelhança do que aconteceu na Supertaça, em que cada um marcou um golo.

O encontro com os ‘guerreiros’ pode igualmente assinalar a estreia de Bruno Varela no campeonato de ‘águia’ ao peito, ele que já havia sido titular em Aveiro. Júlio César só será opção se estiver totalmente recuperado de lesão, mas tudo indica que esse cenário não se concretizará. O mesmo em relação a Grimaldo, que deverá ser rendido por Eliseu no lado esquerdo da defesa.

Do outro lado está um SC Braga determinado a recuperar o estatuto de quarto ‘grande’ depois de uma última época marcada por alguma instabilidade, e que se traduziu em duas mudanças de treinadores. Abel Ferreira foi mais longe e, durante a apresentação do plantel, apontou mesmo ao terceiro lugar no campeonato

Benfica: Estádio da Luz com lotação esgotada para a receção ao SC Braga
Benfica: Estádio da Luz com lotação esgotada para a receção ao SC Braga
Ver artigo

A verdade é que os minhotos reforçaram-se em consonância com essas mesmas pretensões: regressou Danilo, que, embora vinculado contratualmente ao SC Braga, jogou nas últimas duas épocas nos espanhóis do Valência, no Benfica, e nos belgas do Standard Liège; entraram Ricardo Esgaio e Jefferson (Sporting), Raúl Silva, Fransérgio e Dyego Sousa (Marítimo) e, ainda, André Moreira, guarda-redes que esteve com um pé no Benfica.

Para o duelo na Luz são baixas Stojiljkovic, Wilson Eduardo, a contas com uma lesão, e Pedro Santos, que rumou à MLS para jogar no Columbus Crew. Não obstante estas ausências, o SC Braga é conhecido por fazer ‘gracinhas’ aos três grandes, o que só torna a jornada inaugural na Luz ainda mais apetecível.

Têm a palavra os treinadores

Rui Vitória: "Está bem visível que quem tem estes títulos e a forma como entrámos, percebe a nossa forma de estar. Quando entra o bicho competitivo na nossa cabeça tudo é diferente. Conseguir ter 65 mil espectadores numa quarta feira para nós é um motivo de grande satisfação e transporta-nos para uma grande ambição que é aquilo que queremos"

Rui Vitória: "Saída de Pizzi? Isso não se coloca na minha cabeça"
Rui Vitória: "Saída de Pizzi? Isso não se coloca na minha cabeça"
Ver artigo

Abel Ferreira: "[Benfica] Tem sido a equipa que tem dominado futebol português. Do onze apenas um é novo, o resto conhece muito bem o clube e a dinâmica do seu treinador. Estão reunidas condições para um bom espetáculo, vamos enfrentar os adversários olhos nos olhos. Temos de ser capazes de transformar o ruído em gasolina para discutir o jogo."

Histórico de confrontos

Em 122 jogos disputados para o campeonato, o Benfica soma 81 vitórias, contra 12 derrotas, tendo ainda registado 28 empates. Se restringirmos esta análise apenas aos jogos na Luz, os ‘encarnados’ têm 48 triunfos contra apenas uma derrota (em 1954/55), e 12 empates. Na temporada anterior, a equipa de Rui Vitória bateu os bracarenses por 3-1, no encerramento da quinta jornada, com dois golos de Kostas Mitroglou e um de Pizzi. Rosic fez o tento de honra para os visitantes.

O encontro entre Benfica e SC Braga está marcado para as 21 horas desta quarta-feira, no Estádio da Luz, e será arbitrado por Carlos Xistra, da Associação de Futebol de Castelo Branco.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.