Miguel Ferreira confirmou que a "situação de risco está ultrapassada e que o treinador já está em contacto com a equipa, consciente e bem disposto".

"Agora, é aguardar mais uns seis dias para sair da Unidade de Cuidados Intensivos e que vá evoluindo a cicatrização", realçou.

Segundo o responsável clínico, a situação de Manuel Machado entrou agora "em águas calmas".

Destacou que para a evolução favorável do seu estado de saúde contribuiu o facto de ser uma pessoa "jovem, saudável e o acompanhamento da equipa cirúrgica" do Hospital Dr. Nélio Mendonça".

Miguel Ferreira escusou-se a comentar a origem do problema, sustentando que Manuel Machado "depois falará da situação se assim o entender".

Mas mencionou que se tratou de "uma cirurgia efectuada no norte e surgiram depois complicações, pelo que teve de ser seguido no Funchal".

O treinador do Nacional foi operado na última semana de Novembro numa unidade de saúde do continente, tendo obtido alta e regressado ao Funchal dois dias depois.

Como evidenciou sintomas de febre, acabou por ser hospitalizado devido a uma infecção na zona operada e a equipa médica que acompanhou o técnico optou por realizar, nesse mesmo dia, uma nova cirurgia, com o intuito de debelar o problema da infecção.

Desde essa altura, o treinador está na Unidade de Cuidados Intensivos daquela unidade hospitalar da capital madeirense.