Em entrevista à agência Lusa, Macedo da Silva reconheceu que "falta ao Vitória ganhar um título" no futebol, mas isso "não é fácil porque há uma desigualdade e uma distância ainda muito grande entre os 'três grandes' [Benfica, FC Porto e Sporting] e os outros".

Sobre as hipóteses de o clube vimaranense ser campeão a curto/médio prazo, o candidato da lista B diz que primeiro é preciso "arrumar a casa em termos financeiros", mas defende que "é possível, de 10 em 10 anos, um clube aparecer e intrometer-se entre os 'três grandes' e obter um título".

"Não gostaria de prometer aos vitorianos ser campeão, mas prometo lutar com todas as forças e armas para andarmos sempre no topo da tabela", afirmou.

Sobre as renovações com Andrezinho e Desmarets disse serem "jogadores que gostaria que permanecessem" em Guimarães, mas, lembrou, "importa aliar a parte financeira à desportiva", pelo que o clube está a tentar que fiquem "dentro das possibilidades do Vitória".

"O Andrezinho e nós estamos interessados em que continue. Ao Desmarets fizemos-lhe uma proposta em Dezembro, não sei se ele tem vontade ou não em ficar, sei que disse a um sítio francês que gostaria de sair, vamos ver", disse.

Numa alusão ao acordo de cavalheiros com o Sporting de Braga, estabelecido já há três anos, Macedo da Silva garantiu ainda "que nem um nem outro irão para Braga”. “Tenho a certeza absoluta", frisou.

O candidato secundou ainda a opinião do treinador vitoriano, Paulo Sérgio, que disse ser "um pecado" Nuno Assis não ir ao Mundial2010 na África do Sul.

"O que eu vejo é que ele é um grande jogador e tem feito uma época fabulosa e claro que gostava de o ver no Mundial, mas o professor Carlos Queiroz será a pessoa mais indicada para escolher os jogadores", sublinhou.