Pepe ainda não sabe se irá continuar como jogador do FC Porto na próxima temporada. O central já completou 40 anos e a idade começa a ter um peso a nível físico. Esta temporada, por exemplo, só fez 26 jogos pelos azuis e brancos, em virtude das pequenas lesões que foi acumulando.

O luso-brasileiro ainda não tomou nenhuma decisão quanto ao futuro, algo que deverá ser anunciado em maio. Pepe já disse que quer continuar ligado ao FC Porto, quer seja como jogador, se o corpo assim o permitir, ou através de um cargo onde possa ser útil.

Sérgio Conceição já expressou a vontade em contar com o seu capitão para mais uma temporada mas também ele não sabe se fica no Dragão.

Pepe leva 30 jogos esta época, distribuídos em 2455 minutos. Quatro desses jogos foram pela Seleção A de Portugal. No FC Porto fez apenas quatro jogos na Champions (metade dos disputados pelos azuis e brancos), 17 na I Liga, dois na Taça e outros dois na Taça da Liga. Foi titular na Supertaça no início de época.

Depois de finalizada a época, que poderá ser com a conquista de mais um título, a Taça de Portugal, o central de 40 anos irá tomar uma decisão.

O FC Porto defronta o Famalicão nas meias-finais da Taça de Portugal e, se passar, estará na final do Jamor, onde poderá medir forças com o SC Braga, equipa que venceu por 5-0 o Nacional na 1.ª mão das meias-finais.

Pepe chegou ao FC Porto em 2004, proveniente do Marítimo. Três épocas depois, saiu para o Real Madrid. Em 2008 voltou ao FC Porto.