Marcano é, por esta altura, o jogador que há mais tempo está na equipa principal do FC Porto - tirando o caso de Pepe, que regressou ao Dragão depois de uma longa passagem pelo estrangeiro.

Foram anos de altos e baixos desde 2014/15, altura em que o central espanhol jogava sob as ordens de Lopetegui e, no ano seguinte, ao leme de José Peseiro. Marcano era visto por muitos como o patinho feio dos Dragões e, em 2015/16, um dos coegas de balneário era outro espanhol - Alber Bueno, com uma passagem despercebida pelo FC Porto e que agora deixa rasgados elogios ao ex-companheiro de equipa:

"O Marcano sempre foi um lutador. Não gosta muito de falar, mas é daqueles que sabe fazer as coisas. Sempre foi uma pessoa respeitada e acredito que agora ainda seja mais. É um dos pilares do balneário", frisou o avançado que agora joga na Kings League de Piqué, na equipa do também ex-FC Porto Casillas.

Em entrevista ao jornal O Jogo, os elogios não se ficaram por aqui: "Marcano sempre foi um grande jogador para o FC Porto. Sempre deu  o melhor pelo clube. Mesmo quando esteve lesionado ou quando as coisas não saíram da melhor forma, foi sempre um grande companheiro e profissional. Isso é muito importante dentro de uma estrutura como a do FC Porto", atirou.

Sobre uma eventual renovação de contrato, Bueno acredita que os 35 anos de experiente central são apenas um número: "Ele ainda tem muito para dar. Se ele ou outro jogador de futebol com 35 anos estiver em boa condição física, com vontade de jogar e continuar a ganhar, acho que pode ser um jogador muito importante em qualquer clube. O Marcano sempre foi um lutador. Não gosta muito de falar, mas é daqueles que sabe fazer as coisas. Sempre foi uma pessoa respeitada e acredito que agora ainda seja mais. É um dos pilares do balneário", rematou.