Declarações de Marco Silva, treinador do Santa Clara, e Lincoln, médio dos açorianos, à Sport TV, após a derrota com o FC Porto.

Análise ao jogo: "O objetivo era contrariar ao máximo o FC Porto em casa e conseguimos fazê-lo até ao primeiro golo, sem abordagens do FC Porto na nossa baliza e algumas nossas. Aqueles dois golos dificultaram ainda mais e o jogo ficou ainda mais facilitado para o FC Porto. Depois disso acontecer sabíamos que ia ser muito mais difícil conseguir pontos. Os jogadores fizeram o que eu pedi e por isso a responsabilidade é minha. Aqueles dois golos foram determinantes. Um golo de bola parada onde o FC Porto é muito forte e depois facilitámos no segundo golo."

Ausências no Santa Clara dificultaram? "Normalmente temos soluções para as baixas. Enquanto treinador quero ter o maior número de opções. Ressalvo os que jogaram e fizeram tudo para contribuir. Não lamentar as ausências mas sim olhar para a frente, sabíamos que ia ser difícil conquistar pontos aqui. Temos de somar pontos o mais rápido possível."

Segunda Volta apenas com derroas na Luz e Dragão: "Queremos que não existam mais derrotas até ao fim. Serão seis jogos muito difíceis. O objetivo agora é ser invictos até ao fim. É de ressalvar esse aspeto que nestes jogos da segunda volta apenas perdemos por duas vezes."

'Traído' pelos jovens Dragões que ajudou a formar: "Hoje vi-os com tristeza porque derrotaram o Santa Clara, mas muito feliz com o sucesso deles e de todos os outros. Enquanto treinadores ficamos felizes e orgulhosos quando vemos os nossos jogadores a triunfar. Foi o que eu lhes disse, que estou feliz e orgulhoso por eles. Eles merecem, são excelentes profissionais e jogadores. Espero que a vida lhes sorria sempre. E a nós já no próximo jogo."

Licoln: "Cometemos duas falhas e foi fatal"

Análise ao jogo: "Sabíamos das dificuldades de vir jogar aqui. Fizemos uma primeira parte equilibrada até ao primeiro golo. Cometemos duas falhas e foi fatal. Eles fizeram dois golos e o jogo ficou decidido. Tentámos na segunda parte arriscar e acabámos por sofrer mais um".

Muitas baixas no Santa Clara: "Não podemos justificar, o nosso grupo é feito de 20 e tal elementos. Quem entra tem de dar conta do recado e todos têm a confiança. É isso que temos trabalhado."

Luta pela manutenção: "Vamos encarar todos os jogos para ganhar, aqui também queríamos ganhar. Independentemente da situação, nós queremos é ganhar nas seis jornadas finais."

O líder FC Porto venceu esta segunda-feira na receção ao Santa Clara por 3-0, no encerramento da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e repôs a vantagem de seis pontos em relação ao Sporting. No Estádio do Dragão, o médio Fábio Vieira, aos 38 e 41 minutos, marcou os dois primeiros golos do FC Porto, com o defesa nigeriano Zaidu a marcar à antiga equipa e a ampliar a vantagem, aos 84.

Os ‘dragões’, que igualaram o recorde do Benfica de 56 jogos seguidos sem derrotas no campeonato, lideram a I Liga com 76 pontos, mais seis do que o Sporting e 15 do que o Benfica, enquanto o Santa Clara, que vinha de cinco jogos sem derrotas, é 10.º, com 31.