O Marítimo apresentou hoje o plantel que irá disputar a I Liga de futebol, composto por 25 jogadores, entre eles quatro reforços e três atletas promovidos de escalões inferiores, nomeadamente dois juniores.

 Os ‘verde rubros’ tiveram uma tarde cheia de emoções, desde a apresentação da equipa que irá representar o emblema insular no patamar mais alto do futebol português, que conta com sete caras novas em relação ao conjunto que terminou na 10.ª posição na temporada transata.

Foram quatro os reforços que se mostraram pela primeira vez aos cerca de 2.500 adeptos presentes no ‘Caldeirão’, nomeadamente o guarda-redes Matous Trmal, cedido pelo Vitória de Guimarães, os médios João Afonso (ex-Gil Vicente), Lucho Vega (ex-Estoril Praia) e Rafael Brito, emprestado pelo Benfica.

O treinador Vasco Seabra promoveu ainda três jogadores de escalões inferiores: os gémeos Bernardo Gomes e Francisco Gomes, ainda em idade júnior, filhos do antigo internacional Danny, e André Teles que atuava na equipa B.

Em relação à época passada, saírem os médios Iván Rossi, Rafik Guitane, os avançados Alipour e Henrique e, já depois do arranque dos trabalhos de pré-temporada, o guarda-redes Paulo Victor e o defesa Tim Soderstrom.

O emblema que cumpre a 38.ª participação consecutiva na I Liga aproveitou o momento para apresentar o novo relvado do Estádio do Marítimo, cuja substituição terminou dois dias antes do prazo estipulado.

A obra, que consistiu no afundamento de 30 centímetros no terreno e colocação de uma nova drenagem e equipamento de rega mais moderno, arrancou em 16 de maio, dois dias após a receção ao Portimonense (derrota por 0-1), para a última jornada da I Liga e estava prevista terminar em 15 de julho.

O Marítimo apresentou-se perante os adeptos com o equipamento oficial para a nova temporada, que volta a envergar o símbolo tradicional do clube, o segundo da sua história, que surgiu em 1916, seis anos após a sua fundação.

Após a apresentação seguiu-se um encontro diante dos açorianos do Santa Clara, jogo de estreia da I edição do Torneio Insular, promovido pela Associação de Futebol da Madeira, que conta com arbitragem de Victor Gomes, árbitro lusodescendente, que conduziu a final da Taça das Nações Africanas (CAN), e que irá estar no Mundial2022.

O árbitro FIFA, filho de pais madeirenses, naturais de Santo António, tinha o sonho de arbitrar um jogo na terra natal dos seus progenitores, que já não visitavam a ‘Pérola’ do Atlântico há mais de 40 anos, mas que se encontram no estádio a assistir ao cumprir do sonho daquele que, em novembro, foi eleito o melhor árbitro de África.

Plantel provisório do Marítimo para 2022/23:

- Guarda-redes: Miguel Silva, Matous Trmal (ex-Vitória de Guimarães) e Pedro Teixeira.

- Defesas: Cláudio Winck, Zainadine, China, Leo Andrade, Matheus Costa, Moisés Mosquera e Vítor Costa.

- Médios: Beltrame, Edgar Costa, Pelágio, Bruno Xadas, Miguel Sousa, Diogo Mendes, André Teles (equipa B), Rafael Brito (ex-Benfica), João Afonso (ex-Gil Vicente) e Lucho Vega (ex-Estoril Praia).

- Avançados: Joel, Clésio Baúque, André Vidigal, Francisco Gomes (júnior) e Bernardo Gomes (júnior).