Estará para breve o fim da ligação de Chancel Mbemba com o FC Porto. O vínculo do congolês com os Dragões termina no dia 30 de junho e é muito improvável que venha a haver uma renovação até lá.

As duas partes estão muito longe de um entendimento, pelo que o defesa central vai abandonar o Dragão, quatro épocas depois.

Mbemba está a pedir um salário anual de três milhões de euros líquidos, verba fora do alcance do FC Porto. O congolês deverá seguir a carreira na Turquia onde o Trabzonspor, campeão daquele país, está disposto a oferecer-lhe o valor pedido.

Mbemba fez quatro temporadas no FC Porto, as últimas três com grande regularidade. Ingressou nos Dragões em 2018/18, fez dois jogos pela equipa B e seis pela principal. Na época seguinte afirmou-se como titular, com 42 jogos e seis golos na equipa principal. Participou em 43 partidas e fez um golo em 2020/21 e na época passada, 2021/22, marcou dois golos nos 47 jogos que disputou de Dragão ao peito.

Vai sair com duas Ligas Portuguesas, duas Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira no currículo. Os portistas recordar-se-ão dos dois golos marcados ao Benfica, na vitória na final da Taça 2019/20, num encontro onde o FC Porto jogou com menos um desde os 38 minutos de jogo.

É sabido que o FC Porto está no mercado para contratar, no mínimo, dois defesas centrais, de modo a fazer face às saídas de Mbemba mas também de Rúben Semedo. Sérgio Conceição elegeu o português David Carmo, do SC Braga e o brasileiro, João Victor, do Corinthians, falta convencer os respetivos clubes, algo que não será fácil.

No caso do brasileiro haverá menos dificuldades mas implicará sempre um grande investimento por parte da SAD azul e branca. Já o dossier do jovem internacional português é bem diferente. Os minhotos pedem 30 milhões para negociar o jogador, verba que o FC Porto nunca irá dar.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.