Mesquita Machado disse hoje que decidiu não se candidatar à presidência do Sporting de Braga para não dividir o clube, mas mostrou abertura para o fazer no futuro, criticando duramente António Salvador.

Em conferência de imprensa marcada para duas horas antes do fim do prazo para apresentar as candidaturas, o antigo presidente bracarense revelou ter uma lista pronta, mas, após uma última «séria reflexão», entendeu não apresentá-la, para não ser causador de instabilidade no clube.

«Para mim, os interesses do Braga estão à frente, porque é o meu e único clube, ao contrário de muitos que estão lá dentro que têm outros. Eu só tenho uma camisola. A coisa que mais me magoa é ver um diretor do Braga saltar quando a equipa adversária marca um golo», disse o ex-presidente da Câmara Municipal de Braga.

Mesquita Machado revelou que foi convidado por António Salvador para integrar a sua lista candidata às eleições do clube, para presidente da mesa da assembleia-geral, mas que, no domingo, na véspera de a apresentar publicamente, lhe comunicou que já não seria nesse lugar, mas noutro, que não revelou, tendo Mesquita Machado recusado.

«Considero indigno, um gesto de indignidade da parte dele. Pelo meu passado no clube, que ele não tem, não merecia uma coisa destas. Não troco a minha dignidade por nada, tenho um passado que não está à venda nem é vendável, desiludi-me completamente [com Salvador]«, disse.

Mesquita Machado, que no atual mandato presidiu ao conselho geral, órgão cunsultivo do Braga, recusou ter um papel ativo nas eleições - «os sócios saberão escolher» -, mas alertou que seguirá «com toda a atenção a vida do clube e da SAD», da qual também é acionista.

Fez questão ainda de mostrar «disponibilidade para tudo o que o clube possa precisar», nomeadamente «assumir a condução dos seus destinos».

«Tenho mágoa, não com o clube, mas com o comportamento do atual presidente, no entant, não deixarei que isso belisque os interesses do Sporting de Braga», frisou.

Mesquita Machado foi substituído pelo eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes na lista de António Salvador, mas o ex-autarca socialista, que durante 37 anos governou a cidade que em setembro passou para as mãos da coligação PSD/CDS-PP/PPM, escusou-se a fazer uma leitura política da situação.

Hoje, às 18h00, termina o prazo para apresentar candidaturas às eleições do Sporting de Braga, marcadas para 13 de dezembro, às quais, António Salvador, atual presidente, e Nuno Carvalho são os candidatos assumidos.