O líder FC Porto reencontra sábado o Vitória de Guimarães, primeira equipa a “roubar” pontos aos “dragões” na Liga portuguesa de futebol, numa 22.ª jornada em que o Benfica procura em Braga a 19.ª vitória consecutiva.

Na sétima jornada, o FC Porto, que ainda só cedeu dois empates na Liga e tem nove triunfos consecutivos na prova, perdeu pela primeira vez pontos, ao empatar a um na visita a Guimarães – viria a repetir o resultado em Alvalade.

O treinador do FC Porto, André Villas-Boas, não poderá contar com o avançado brasileiro Hulk, melhor marcador da prova (19 golos), que cumpre castigo, devendo ser substituído pelo colombiano James Rodriguez.

No Vitória de Guimarães, quinto classificado, a grande baixa é a de Rui Miguel, castigado por um jogo.

Em 65 jogos em casa para o campeonato, o FC Porto derrotou o Vitória de Guimarães em 50 ocasiões e perdeu apenas três, a última das quais na época de 1995/96 (2-3).

A atravessar um grande momento de forma, o Benfica soma 18 triunfos consecutivos nas várias competições e 11 na Liga, série que domingo será posta à prova na deslocação ao terreno do Sporting de Braga.

Além da série de vitórias consecutivas, o campeão Benfica, segundo, a oito pontos do líder, chega a Braga motivado pelo triunfo no “derby” de quarta-feira, frente ao Sporting (2-1), garantindo a presença na final da Taça da Liga.

O argentino Aimar esteve apenas 11 minutos em campo no jogo com os “leões”, tendo sido substituído devido a lesão, e é grande dúvida para a partida com os “arsenalistas”.

Depois do histórico segundo lugar na última temporada, o Sporting de Braga está a fazer uma temporada abaixo das expectativas e vem de três encontros sem triunfos para a Liga.

Contudo, as últimas visitas a Braga não têm sido felizes para os “encarnados”, que nas últimas seis temporadas apenas venceram uma vez, mas têm clara vantagem no confronto directo, com 29 triunfos e apenas nove derrotas em 54 visitas à cidade dos arcebispos.

Sem qualquer vitória nos últimos oito encontros nas várias competições, o Sporting, já afastado da luta por todas as competições, tem como objectivo até final da temporada manter o terceiro lugar na Liga, ameaçado, sobretudo, por Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães.

Domingo, os “leões”, com Carriço em dúvida, recebem um tranquilo Beira-Mar, 10.º classificado, que estreia Rui Bento no banco, depois da saída de Leonardo Jardim, e só venceu uma vez em Alvalade (1-0 em 1971/72).

O Paços de Ferreira, que está num surpreendente quarto lugar, a apenas um ponto do Sporting, recebe a Naval 1.º de Maio segunda-feira, dia em que o Nacional, sexto, joga no reduto do Portimonense.

A ronda abre na sexta-feira com a Académica, 12.ª classificada, a receber a União de Leiria, oitava, enquanto domingo, o Marítimo e o Rio Ave encontram-se no Funchal.

Depois da saída de Manuel Fernandes e com Bruno Ribeiro a treinar a equipa interinamente, o Vitória de Setúbal, 14.º classificado e apenas quatro pontos acima da “linha de água”, recebe o Olhanense, nono.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.