O ex-futebolista e treinador Petit foi hoje oficializado como o novo técnico do Moreirense e assume a segunda equipa esta época na I Liga de futebol, depois de ter orientado o Paços de Ferreira.

Petit chegou ao clube pacense apenas à 10.ª jornada, em substituição de Vasco Seabra, mas também não resistiu aos maus resultados e saiu à 17.ª, com a formação da Mata Real a fazer entrar João Henriques (ex-Leixões).

Em Moreira de Cónegos, Petit regressa a um clube que orientou em parte de 2016/17, substituindo então Augusto Inácio, e ao qual garantiu a manutenção na I Liga.

Na terça-feira, o Moreirense anunciou a saída de Sérgio Vieira, tornando-se o terceiro clube a trocar duas vezes de treinador na edição 2017/18 da I Liga, depois de Paços de Ferreira e Desportivo das Aves.

Sérgio Vieira tinha sucedido a Manuel Machado no comando técnico da formação de Moreira de Cónegos, após a 10.ª jornada, orientando o clube em 12 jogos, para o deixar no 17.º lugar, com 19 pontos.

A saída de Sérgio Vieira do emblema do concelho de Guimarães ocorreu no dia seguinte à derrota caseira frente ao Estoril Praia, por 2-1, num encontro em que a equipa anfitriã falhou um penálti quando já estava a vencer.

Na presente edição do campeonato, também trocaram duas vezes de treinador o Paços de Ferreira, que começou a época com Vasco Seabra, prosseguiu com Petit e é agora orientado por João Henriques, e o Desportivo das Aves, agora orientado por José Mota, depois de Ricardo Soares ter sido sucedido por Lito Vidigal.

Entre as nove 'chicotadas psicológicas' na I Liga, além das seis protagonizadas por estes clubes, contam-se ainda as saídas de técnicos de Boavista, Estoril Praia e Belenenses, com as entradas de Jorge Simão, Ivo Vieira e Silas, para os lugares de Miguel Leal, Pedro Emanuel e Domingos Paciência, respetivamente.

- Alterações de treinadores na I Liga de futebol 2017/18:

Jornada Clube Sai Entra

5.ª Boavista Miguel Leal Jorge Simão

8.ª Desportivo das Aves Ricardo Soares Lito Vidigal

9.ª Estoril Praia Pedro Emanuel Ivo Vieira *

9.ª Paços de Ferreira Vasco Seabra Petit

10.ª Moreirense Manuel Machado Sérgio Vieira

17.ª Paços de Ferreira Petit João Henriques **

18.ª Belenenses Domingos Paciência Silas

19.ª Desportivo das Aves Lito Vidigal José Mota ***

22.ª Moreirense Sérgio Vieira Petit

* Filipe Pedro comandou a equipa interinamente em duas jornadas

** Filipe Anunciação orientou a equipa na 18.ª jornada.

*** José Mota foi designado coordenador técnico, orientando a equipa principal do clube