Contrariando o que muitas vezes sucedeu no passado, para a temporada de 2023/24, no que toca ao reforço dos respetivos plantéis, Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting optaram desta feita não por trazer 'autocarros' de novos jogadores, optando por contratações cirúrgicas para suprir lacunas ou colmatar saídas.

Tal não significa, porém, que o investimento não tenha sido avultado. Benfica e Sporting quebraram mesmo o seu recorde de transferências no que toca ao jogador mais caro da sua história, enquanto o FC Porto investiu mais de 8 milhões num só jogador e o Braga chegou aos cinco por outro.

Especial Arranque da I  Liga 2023/24: análise aos candidatos, os grandes reforços, as principais saídas

Olhamos para os reforços confirmados dos quatro candidatos ao título antes do início do campeonato.

Benfica

Orkun Kökcü

Médio internacional turco de 22 anos, foi contratado ao Feyenoord a troco de 25 milhões de euros (podendo o valor subir até aos 30), o que faz dele o jogador mais caro de sempre da história do futebol português.

Chega para suprir no plantel encarnado a vaga deixada em aberto - e nunca verdadeiramente colmatada - com a saída de Enzo Fernandéz em janeiro último. Em 2022/23 ajudou o Feyenoord (clube no qual fez praticamente toda a sua formação) a sagrar-se campeão dos Países Baixos, tendo apontado 12 golos e feito cinco assistências em 46 jogos no conjunto de todas as competições.

Angél Di María

Um regresso à Luz que levou ao rubro os adeptos no momento da sua apresentação. Di María volta ao Benfica como campeão do mundo, com 35 anos, a custo-zero, mas mostrou de imediato, nos primeiros jogos de preparação, que ainda pode fazer a diferença.

Em 2022/23 representou a Juventus e foi um dos melhores num conjunto de Turim que viveu uma época para esquecer: 7 assistências e 8 golos em 40 jogos no conjunto de todas as provas.

David Jurásek

O lateral esquerdo contratado para fazer esquecer Alejandro Grimaldo. O espanhol deixou a Luz ao fim de sete temporadas e meio e depois de na última época ter feito nada mais nada menos do que 14 assistências e oito golos em 54 jogos. Para o seu lugar o Benfica aposta em Jurásek, internacional checo de apenas 22 anos, contratado ao Slavia Praga por 14 milhões de euros.

Jurásek teve a na última temporada a sua época de afirmação, com um impressionante registo de 11 assistências (e dois golos) em 44 jogos pelo Slavia. Assinou contrato com o Benfica até 2028, tendo o conjunto checo ficado com 10% de uma futura transferência do jogador. No seu primeiro amigável de águia ao peito fez o gosto ao pé. Resta saber se conseguirá mesmo fazer esquecer Grimaldo.

Anatoliy Trubin

Guarda-redes ucraniano de 22 anos, chega ao clube encarnado proveniente do Shakhtar Donetsk e rubricou um contrato válido por cinco temporadas, até junho de 2028, com o clube da Luz. A transferência foi feita por 10 milhões de euros mais 1 milhão por objetivos, ficando o Shakhtar com direito a receber uma percentagem de 40% do valor de uma mais-valia obtida numa futura transferência.

Sete vezes internacional pela Ucrânia, chega para concorrer com Vlachodimos pela titularidade depois de na última temporada ter disputado 38 jogos pelo emblema de Donetsk, clube no qual foi formado e o único que havia representado até à data.

Arthur Cabral

Avançado do 25 anos assinou um contrato válido até junho de 2028 e chega para colmatar a saída de Gonçalo Ramos. O Benfica pagou 20 milhões de euros à Fiorentina pela sua contratação, podendo pagar mais cinco milhões por objetivos. Fica com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

Arthur Cabral esteve uma temporada e meia ao serviço do clube de Florença, somando 19 golos três assistências em 65 jogos. Antes tinha representado o Basileia, seu primeiro clube na Europa, onde chegou proveniente do Palmeiras, depois de ter sido formado no Ceará.

FC Porto

Fran Navarro

Autor de 37 golos em duas temporadas com a camisola do Gil Vicente, Fran Navarro, ponta de lança espanhol de 25 anos, era um dos jogadores mais cobiçados da I Liga fora dos quatro da frente da tabela. Acabou por ser o FC Porto a garantir a sua contratação, a troco de 6 milhões de euros por 90 por cento do passe.

Ponta de lança com faro pelo golo, formado no Valência e com passagem pelas seleções jovens de Espanha, Fran Navarro foi um dos terceiros melhores marcador da I Liga na temporada passada, a par de João Mário, do Benfica, com 17 golos, e já mostrou so seus dotes de goleador com a camisola do FC Porto na pré-época. Vem reforçar as opções de Sérgio Conceição para o centro do ataque, ao lado de Taremi, Evanílson e Toni Martínez.

Nico González

O novo dono da camisola 16 do FC Porto chega para compensar a saída de Uribe, que partiu a custo zero. Filho de Fran, antigo internacional espanhol que brilhou com a camisola do Deportivo da Corunha, assinou até junho de 2028 pelos dragões, que pagaram 8,4 milhões de euros ao Barcelona pelo passe do jogador, ficando o clube catalão com direito de recompra por 30 milhões, até 30 de junho de 2025. O Barça fica aidna com direito a 40 por cento da mais valia obtida numa futura venda.

Nico González, de 21 anos, é um produto das camadas jovens do Barcelona, chegou à equipa principal época em 21/22, mas perdeu depois espaço e em 22/23 foi emprestado ao Valência, onde fez um golo e uma assistência em 26 jogos.

SC Braga

Adrián Marín

Lateral esquerdo espanhol, chega do Gil Vicente e assinou contrato até junho de 2026 com o Braga, que terá pago qualquer coisa como 500 mil euros pela sua contratação, por 70 por cento do passe.

Marín fica com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros e, depois de ter passado pelo Famalicão, onde fez quatro golos em 33 jogos, e pelo Gil, onde disputou 37 jogos na última época, junta-se a Nuno sequeira e Cristián Borja nas opções para o lado esquerdo da defesa da equipa às ordens de Artur Jorge, que viu sair Sequeira. É produto das camadas jovens do Villarreal, por quem chegou a disputar 24 jogos na equipa principal.

Vítor Carvalho

Médio brasileiro de 26 anos, também proveniente do Gil Vicente, assinou pelo SC Braga até junho de 2028, ficando com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. Em 22/23 fez uma temporada de excelente nível no conjunto de Barcelos, com cinco golos marcados em 41 jogos.

É produto das camadas jovens do Coritiba, clube no qual se estreou como profissional antes de rumar ao Gil Vicente em 2020, inicialmente por empréstimo. Agora, vai tentar roubar a titularidade no Braga ao até aqui indiscutível Al Musrati.

Rodrigo Zalazar

Internacional uruguaio que chega do Schalke 04, onde na última época marcou dois golos e fez seis assistências em 32 jogos, custou ao Braga cinco milhões de euros e assinou igualmente até junho de 2028, ficando com uma cláusula de rescisão de 50 milhões (a mais alta do plantel).

Zalazar, médio de 23 anos, tinha-se transferido em definitivo para o Schalke em 2022/23, depois aí ter já passado uma época por empréstimo do FC St. Pauli. Centrocampista criativo, soma uma internacionalização pela seleção principal do Uruguai.

José Fonte

O veterano defesa central de 39 anos volta ao futebol português ao fim de 19 anos, depois de passagens, no estrangeiro, por Crystal Palace, Southampton, West Ham, Dalian Pro e Lille.

Chega ao Braga a custo zero, depois de terminar contrato com o emblema francês, no qual se sagrou campeão francês em 2020/21. Meia centena de vezes internacional por Portugal e campeão europeu pela seleção nacional em 2016, Fonte junta-se a Vitor Tormena, Sikou Niakaté, Paulo Oliveira e ao jovem turco Serdar Saatci como opção para o centro da defesa, trazendo experiência preciosa para o plantel às ordens de Artur Jorge.

Rony Lopes

Aos 27 anos, Rony Lopes volta ao futebol português pela mão do SC Braga, que contratou o atacante (já por duas vezes internacional A por Portugal) num negócio sem custos imediatos. Contemplado no acordo com o Sevilha está apenas o pagamento de 500 mil euros mediante o cumprimento de determinados objetivos desportivos.

Nascido no Brasil e com passagem pelos escalões jovens do Benfica, esta será a primeira experiência sénior de Rony Lopes em Portugal, depois de passagens por Manchester City, Lille, Mónaco, Sevilha, Nice, Olympiacos e Troyes. Um reforço de peso para o já bem apetrechado ataque minhoto.

*O SC Braga também garantiu a contratação em definitivo, a troco de 6,5 milhões de euros, de Bruma, que esteve emprestado ao clube na 2.ª metade da última época

Sporting

Viktor Gyökeres

Depois de longas semanas de negociações, o Sporting acabou por confirmar enfim a contratação do nome que tanto desejava para reforçar a frente de ataque. Para ter Viktor Gyökeres, contudo, o Sporting teve de abrir os cordões à bolsa: pelo ponta de lança sueco de 25 anos os leões pagaram 20 milhões de euros (que podem chegar aos 24, mediante o cumprimento de determinados objetivos), o que faz do atacante o jogador mais caro de sempre do clube de Alvalade.

Muito possante fisicamente, com 1,87 metros de altura, Gyökeres soma três golos em 14 internacionalizações pela Suécia e nas duas últimas temporadas assinou 40 golos pelo Coventry no Championship. Marcou de leão ao peito logo no primeiro jogo de preparação em que os adeptos tiveram oportunidade de o ver ao vivo e também encantou no Troféu Cinco Violinos, apesar de aí não ter marcado. Era o homem que Rúben Amorim mais desejava para a posição 9 e vai mesmo tê-lo à sua disposição.

*Artigo atualizado a 11 de agosto de 2023