A qualificação europeia para o Campeonato do Mundo da Rússia está a aproximar-se das contas finais e já há seleções com o passaporte carimbado para o Mundial do próximo ano. Com apenas duas jornadas para o fim desta fase de apuramento, os nove grupos entram na reta final para definir entradas diretas e play-offs de apuramento para o torneio na Rússia.
A Rússia e a Bélgica são as duas seleções que já definiram o futuro. Os russos entram de forma direta devido ao facto de serem anfitriões da prova enquanto os belgas dominaram o grupo H onde seguem com mais oito pontos do que o segundo classificado.
Grupo a grupo, os cenários são diversos e vão desde agrupamentos com claros favoritos a situações onde há vários candidatos aos lugares de apuramento onde tudo pode ficar decidido nas duas partidas que faltam.
O grupo A tem a França como líder com 17 pontos nos oito encontros disputados. Com cinco vitórias, dois empates e uma derrota, os gauleses têm a Suécia 'à perna' com menos um ponto na luta pela passagem direta.
À procura de um lugar no play-off segue a Holanda e a Bulgária embora vá ser complicado para os búlgaros aproximarem-se dos lugares cimeiros. Com 13 e 12 pontos respetivamente, ambas as seleções precisam de vencer os próximos encontros e esperar ‘desaires’ da Suécia e da França. No caso holandês falta um embate com a Suécia que poderá ser decisivo na atribuição do segundo lugar que dá acesso ao play-off.
O grupo B tem dois claros favoritos que já asseguraram, no mínimo, a presença no play-off de acesso à fase de grupos do Campeonato do Mundo. Portugal e Suíça têm ‘reinado’ com vitória atrás de vitória e seguem com qualificações quase perfeitas.
A estragar o registo luso está a primeira jornada da fase de qualificação onde perdeu com a Suíça por 2-0. A partir daí, a seleção portuguesa somou sete triunfos e mantém-se na corrida pela primeira posição. A formação orientada por Fernando Santos e os helvéticos têm novo duelo marcado para a última jornada. Para o selecionador será o jogo decisivo para a atribuição do primeiro lugar.
No grupo C, todos os caminhos vão dar a um apuramento alemão. A formação germânica só tem vitórias e só não tem o apuramento garantido porque a Irlanda do Norte ainda está, matematicamente, com possibilidade de chegar ao primeiro posto. As dúvidas devem ficar dissipadas quando os escolhidos de Joachim Low enfrentarem a Irlanda do Norte na próxima ronda.
No grupo D, há três candidatos ao primeiro lugar. A Sérvia lidera com 18 pontos, mais quatro do que o País de Gales. No terceiro posto, a República da Irlanda continua na perseguição aos galeses com menos um ponto.
No grupo E há novo combate a três frentes pela passagem direta, mas com a Polónia no topo com 19 pontos. Montenegro e Dinamarca estão no segundo lugar com menos três pontos do que os polacos. As contas vão esclarecer-se nas próximas duas jornadas de forma muito direta visto que os montenegrinos têm jogos marcado com as duas seleções que estão à sua frente na tabela.
No grupo F, a Inglaterra assume a liderança com 20 pontos enquanto Eslováquia e Eslovênia procuram o posto de acesso ao play-off ao mundial. As duas seleções disputam, com a Escócia, o segundo lugar de apuramento que deve ficar resolvido antes de ser necessária a última jornada.
No grupo G, as contas colocam os dois favoritos na liderança e com o apuramento praticamente garantido. Espanha já assegurou, no pior cenário possível, que vai disputar o play-off. A ‘ameaça’ Itália tem menos três pontos do que a seleção orientada por Lopetegui e está a um triunfo de se colocar no mesmo patamar que a Espanha. A Albânia surge como o ‘outsider’ que, matematicamente, pode lutar pelo lugar de acesso ao play-off.
No grupo H está a única seleção europeia que já assegurou a fase de grupos do Campeonato do Mundo para além da anfitriã, Rússia. A Bélgica soma sete triunfos e um empate que chegaram para seguir no topo sem problemas. Na luta pelo segundo lugar, Bósnia e Grécia estão separadas por apenas um ponto com duas jornadas para fecharem as contas do play-off.
A fechar, o grupo I tem quatro seleções que ainda podem chegar ao posto de apuramento direto. A Croácia e a Islândia estão no topo da tabela com 16 pontos. Na perseguição, Turquia e Ucrânia ficam-se pelos 14. As duas últimas jornadas vão ser decisivas para definir quem segue e quem fica pelo caminho rumo ao Mundial2018.
A Europa é o continente que mais seleções coloca no cartaz do Campeonato do Mundo. Das 32 equipas em prova, 14 vão ser europeias. Para além da anfitriã Rússia, que tem entrada direta como organizadora, os vencedores dos nove grupos de qualificação também se apuram diretamente. A estas dez seleções juntam-se os quatro vencedores dos play-offs europeus onde competem os oito melhores segundos classificados da fase de qualificação.
Comentários