O FC Porto é a única equipa do primeiro escalão à qual Rui Vitória nunca ganhou enquanto treinador nas competições nacionais de futebol, em vésperas do reencontro com os ‘dragões', no clássico da 13.ª jornada da I Liga portuguesa.

Em 16 jogos com os ‘azuis e brancos', o melhor que o atual técnico do Benfica conseguiu foram cinco empates, aos quais se somam 11 derrotas, pelo que o próximo adversário se tem revelado a verdadeira ‘besta negra' do técnico ribatejano.

O Estrela da Amadora foi a outra formação que Rui Vitória não venceu, embora no caso dos amadorenses o registo se resuma a um só jogo, quando o treinador orientava o Fátima, da II Liga, e perdeu com o então clube primodivisionário (4-2), numa eliminatória da Taça de Portugal de 2007/08.

Desde que iniciou a carreira como técnico principal, em 2002/03, ao serviço do Vilafranquense, da II Divisão B, o atual ‘timoneiro' das ‘águias' defrontou 28 adversários da I Liga, em jogos das três competições nacionais.

Ao longo destes 15 anos nos bancos, os adversários ‘preferidos' de Rui Vitória foram Académica, atualmente na II Liga, e Sporting de Braga, frente aos quais logrou 10 vitórias.

Seguem-se Marítimo e Nacional, ambos derrotados em oito ocasiões, e Vitória de Setúbal, Rio Ave e Belenenses, que somaram sete desaires frente ao treinador benfiquista.

No polo oposto está o FC Porto, que nunca venceu, sendo que o técnico defrontou os ‘dragões' em todas as equipas que dirigiu, não vencendo qualquer um dos embates ao serviço de Vilafranquense, Fátima, Paços de Ferreira, Vitória de Guimarães e, mais recentemente, Benfica.

De resto, os ‘azuis e brancos' são, a par do Sporting, o conjunto que mais derrotas infligiu a Rui Vitória (11), seguindo-se o Benfica (10) e o Vitória de Setúbal (sete).

O clássico entre FC Porto e Benfica, da 13.ª ronda da I Liga, está marcado para esta sexta-feira, a partir das 20h30, no Estádio do Dragão.