O treinador Rui Vitória não perdeu qualquer jogo da I Liga portuguesa de futebol para o homólogo Sérgio Conceição, sendo que o único desaire averbado pelo técnico benfiquista ocorreu num dérbi minhoto, para a Taça de Portugal.

O clássico da 30.ª jornada da I Liga, no domingo, será o 11.º embate entre Conceição, de 43 anos, e Vitória, de 47, com vantagem para o 'timoneiro' das 'águias', que venceu cinco, empatou quatro e perdeu um.

O único triunfo do atual treinador portista ocorreu numa partida da prova 'rainha', quando o Sporting de Braga se deslocou ao recinto do rival Vitória de Guimarães, em novembro de 2014, e eliminou os vimaranenses, de Rui Vitória, na quarta eliminatória (2-1).

De resto, a história não se repetiu em nenhum dos nove jogos para o campeonato. O primeiro embate deste registo, em 2011/12, terminou com um empate 2-2 entre Vitória de Guimarães e Olhanense, enquanto o segundo, na temporada seguinte, 'sorriu' a Rui Vitória e aos vitorianos, na 'Cidade Berço' (2-0).

Em 2013/14, o Vitória de Guimarães começou por receber e vencer a Académica, de Sérgio Conceição, por 3-0, antes de sair com um empate 0-0 de Coimbra.

O primeiro confronto de 2014/15 terminou com o já referido triunfo de Sérgio Conceição no dérbi minhoto da Taça, ao qual se seguiu um empate sem golos em Braga (0-0), na 12.ª jornada da I Liga. Na segunda volta, Rui Vitória venceu por 1-0, com um tento de Ricardo Valente.

Este foi o primeiro de três triunfos seguidos do atual técnico do Benfica, que, em 2015/16, na temporada de estreia na Luz, derrotou o seu anterior clube - então já comandado por Sérgio Conceição - por duas vezes, ambas pelo mesmo resultado (1-0).

Já enquanto treinador do FC Porto, na primeira volta da presente época, Rui Vitória deslocou-se até ao Estádio do Dragão e levou para Lisboa um empate, em jogo da 13.ª jornada, disputado a 01 de dezembro de 2017. O FC Porto foi superior ao Benfica na segunda parte, depois de uma primeira metade equilibrada, mas este 'clássico' do futebol português terminou a zero.

Agora, na reta final do campeonato, as duas equipas entram em campo no domingo, às 18 horas, no Estádio da Luz, separadas apenas por um ponto e prontos para disputar a liderança.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.