O extremo espanhol Nolito, uma das caras novas no plantel de futebol do Benfica para a próxima época, disse hoje ter tomado a decisão certa ao optar pelos “encarnados”, rejeitando a continuidade no FC Barcelona.

Questionado em relação às palavras de Pep Guardiola, treinador dos campeões europeus, de que gostaria que o jogador tivesse ficado em Barcelona, Nolito admitiu que a dúvida era continuar nos catalães ou optar pelo Benfica.

«Era para ficar no FC Barcelona, na primeira equipa. Era uma boa oferta, mas decidi vir para aqui. A dúvida era essa, mas penso que foi a melhor decisão que tomei e não me enganei até ao momento», disse hoje o jogador.

Presente no estágio do Benfica em Nyon, na Suíça, o extremo espanhol reiterou que foi uma «decisão difícil» e lembrou que o FC Barcelona «é a melhor equipa do Mundo», explicando que decidiu em conjunto com a família e o empresário.

Depois de alguns dias de treino, o jogador já começou a ambientar-se a um plantel com muitos jogadores que falam castelhano e onde diz sentir «feliz e tranquilo», com Jorge Jesus a apostar nele para a ala esquerda.

«Normalmente à esquerda, nos treinos tenho jogado à esquerda, jogamos com extremos, já fiz um jogo do lado direito, mas isso quem decide é o treinador», explicou Nolito, enaltecendo as qualidades do jogo rápido da sua nova equipa.

Para o jogador não são grandes as diferenças em relação ao FC Barcelona, mas o Benfica tem um estilo de jogo mais rápido e como referências os argentinos Aimar e Saviola.

«É praticamente igual (as diferenças entre Benfica e FC Barcelona). Temos jogadores de muita qualidade também, o Pablito Aimar, o Saviola, o Nico, e jogamos muito rápido, não há muita diferença», acrescentou.

O médio, de 24 anos, que nas últimas épocas esteve a espaços na equipa principal dos catalães – alinhou sobretudo na equipa B –, disse ainda que não se esquece o que é trabalhar com o melhor jogador do mundo (Leo Messi).

«É algo que não se esquece, trabalhar com o melhor do Mundo, Leo Messi, mas também com Xavi, Iniesta, Pedro e muitos mais. Aqui também temos o Aimar, o Saviola, jogadores muito bons e com muita qualidade», elogiou Nolito.

Num plantel com alguns espanhóis e argentinos, Nolito disse estar feliz com a decisão tomada e garante que o objectivo é ser titular:

«Vou dar tudo de mim e trabalhar duro, seja ou não titular. E se tiver a sorte e a oportunidade de jogar, mostrar que não se enganou.»

De saída do Benfica está o guarda-redes Moreira, um jogador com largos anos de clube, que Nolito diz não ter tido a oportunidade de conhecer bem em tão pouco tempo, embora admita que as despedidas são sempre tristes.

«Não sabia, comentaram isso comigo. Tive pouco tempo com ele, uma despedida sempre é triste, mas ele decidiu escolher o melhor, ele sabe o que faz. Nós temos que continuar a preparar uma época forte», explicou.

Hoje, no Centro de estágios de Colovray, o Benfica fez de manhã o único treino do dia, à porta fechada, e optou por cancelar o da tarde, devendo os jogadores fazerem piscina e ginásio em Genebra, onde se encontram instalados.

A chegar à Suíça deverá estar o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, a tempo de assistir ao primeiro “teste” à equipa, no sábado em Friburgo, frente ao OGC Nice.