O treinador do União da Madeira, Luís Norton de Matos, disse hoje querer "uma equipa solidária e corajosa" na deslocação ao terreno do Benfica, em jogo da 24.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Na antevisão da partida, o técnico dos madeirenses reconhece que é um "jogo de favoritismo total do Benfica", ressalvando que "não pode ser escondida a grande diferença que existe entre o Benfica e o União da Madeira".

"Todas as equipas, mais ou menos favoritas, têm uma hipótese de lutar, tendo uma percentagem, nem que seja mínima de pontuar e é a ela que nos vamos agarrar, como aconteceu no jogo da primeira volta [empate a zero]", disse.

Para o treinador "o resultado nesse jogo, premiou uma atitude muito positiva” que a equipa teve, contrariando "uma perspetiva quase assegurada, antes do jogo ser realizado".

Luís Norton de Matos frisa que "este é um jogo que todos os jogadores e treinadores gostam de jogar", afirmando esperar "grandes dificuldades", mas "é um jogo fácil de preparar, em termos motivacionais".

"Vamos ter um grande ambiente e é um jogo onde os jogadores se podem mostrar", afirmou o treinador, sublinhando ainda que o União da Madeira vai "ter de jogar a 120%, independentemente do resultado", num jogo que terá "um grande desgaste físico".

Pedindo "inteligência emocional”, Norton de Matos pede “uma equipa disciplinada", embora reconheça que "o Benfica tem jogadores fortes e imprevisíveis", que são muito difíceis de travar.

"Não existe a obrigatoriedade de pontuar neste jogo, mas existe a obrigatoriedade de dar uma boa imagem, trabalhando o máximo possível", afirmou.

Luís Norton de Matos considerou que "o União da Madeira tem uma riqueza pontual acima, provavelmente, daquilo que era a expectativa", e lembrou que "todos os campeonatos se decidirem no último terço", ressalvando que é necessário "ter frieza e estabilidade emocional” para garantir o objetivo da manutenção.

"[Neste jogo] Poderá haver estruturalmente algumas alterações, mas nunca pensando em poupar jogadores, pois existe um equilíbrio da equipa, podendo mudar a estratégia, mas a equipa será próxima das que temos utilizado", concluiu.

O União da Madeira, 13.º classificado, com 24 pontos, desloca-se no próximo domingo ao Estádio da Luz, onde defrontará o Benfica, segundo com 55 pontos, em jogo relativo à 24.ª jornada, que será arbitrado por Cosme Machado, da Associação de Futebol de Braga.