Norton de Matos criticou a forma como foi atacado durante a semana por ter poupado alguns jogadores para Alvalade. Na zona de entrevistas rápidas, logo após a derrota do União da Madeira frente ao Sporting, o técnico dos madeirenses disse que é preciso haver "menos hipocrisia no futebol português".

"Tem de haver menos hipocrisia no futebol português. E o nosso futebol vive muito desses fait-divers fora de campo. Falar de verdade desportiva é o seguinte: gostaria de vir a Alvalalde com 30 pontos, mas não viemos porque nos anularam dois golos limpos que não foram dissecados na imprensa. E passou-se uma semana a discutir um golo do Slimani", disse o técnico, antes de recordar que também Jesus rodou a equipa na Liga Europa.

"O Sporting também rodou a equipa quando jogava na Liga Europa. E nestes jogos não é preciso motivar quem joga menos para vir a Alvalade dar tudo. Mas as pessoas querem ver fantasmas onde não existem e é um bocado injusto", atirou.

Sobre o jogo em si, apontou que o União poderia ter feito o 1-1 e depois o 2-1 mas não foi possível. E elogiou a eficácia do Sporting.

"É sempre complicado jogar num estádio como este, com uma dinâmica de público extraordinário. Aos 16 minutos perdíamos por 2x0. Só uma equipa com frescura mental é que não se perdeu... Podíamos ter feito o 1x1, depois o 2x1 no início da segunda parte. E a eficácia faz a diferença. O Sporting resolveu muito cedo e não há nada a apontar ao triunfo do Sporting. Contra factos não há argumentos", comentou Norton de Matos.

O Sporting venceu o União da Madeira por 2-0 e assumiu, à condição, a liderança da I Liga.