O ex-futebolista do Benfica Rui Águas alertou para a importância de uma vitória no dérbi de domingo com o Sporting, que permita chegar ao Dragão com a liderança da I Liga fora do alcance do FC Porto.
Em declarações à agência Lusa, o atual treinador da equipa sub-19 dos sauditas do Al Hilal observou que o embate da 26.ª jornada da I Liga também assume caráter decisivo para os “leões”, na corrida em contrarrelógio por um lugar de acesso às competições europeias.
«Tem uma importância acrescida porque, no caso do Benfica, chegar ao alcance do FC Porto às Antas [Estádio do Dragão] é aquilo que não pretende, pois é sempre um jogo complicado e nos últimos anos o FC Porto tem mandado no seu estádio», alertou Rui Águas, antecipando já o encontro da penúltima ronda, no recinto do bicampeão nacional.
Para o antigo jogador do Benfica e também do FC Porto, deixar escapar até lá a vantagem de quatro pontos que dispõe atualmente «significa arriscar bastante», razão pela qual o líder da prova está obrigado a impor-se na receção ao rival lisboeta, a fim de manter a equipa portuense a uma «distância de segurança».
O antigo internacional português reconheceu que a «renovação e o ar fresco» que o Sporting respira com a eleição do novo presidente, Bruno de Carvalho, é importante, mas notou que «não há presidentes que joguem» e ganhem jogos.
«Os últimos jogos indicam que o Sporting está em crescendo. Para o Benfica, é importante em termos do título nacional, mas para o Sporting também é importante este dérbi em termos do que está para vir ainda. Talvez seja também fundamental e dependa deste resultado alcançar ou não uma classificação europeia», assinalou.
Rui Águas não esquece que o dérbi lisboeta da época 1985/86, a 13 de abril de 1986, no qual o Sporting foi vencer por 2-1 ao Estádio da Luz e permitiu ao FC Porto, que bateu no mesmo dia o Vitória de Setúbal com um golo solitário de Paulo Futre, lançar-se para a conquista do título.
«Tudo o que é jogo entre Benfica e Sporting, seja em casa, seja fora, é sempre um jogo especial e costumamos dizer que aquilo que se passa com as equipas no momento perde algum sentido. Por isso, será sempre um jogo de difícil previsão, embora o maior potencial do Benfica nesta altura possa fazer-se valer», sustentou.