Titular indiscutível no Sporting de Ruben Amorim, Francisco Trincão continua a viver em Alvalade um dos melhores momentos da sua carreira. Para trás das costas está a passagem menos fugaz pelo Barcelona.

Contratado pelo clube catalão ao SC Braga por mais de 30 milhões de euros no verão de 2020 (dois anos depois de ter brilhando na conquista do Euro sub-19 por Portugal e após fazer uma excelente temporada pelos minhotos, com 9 golos e 11 assistências em 40 jogos), Trincão até disputou um total de 42 jogos pelo Barça, mas apenas dez foram como titular, e ficou-se pelos três golos e duas assistências.

Na temporada seguinte - 2021/22 - foi cedido pelos catalães ao Wolverhampton, onde os números foram ainda mais baixos (3 golos e uma assistência em 30 jogos), até que rumou a Alvalade e ao Sporting, inicialmente por empréstimo do Barça e, depois, a título definitivo, vendido aos verdes e brancos por 7 milhões de euros por 50 por cento do passe.

E em Alvalade Trincão reencontrou-se: 4 assistências e 13 assistências em 52 jogos em 22/23, 10 golos e 9 assistências em 48 jogos em 23/24 (época coroada com o título de campeão) e na presente época já leva 3 golos e 4 assistências em 10 jogos. Números que levam a que a imprensa espanhola volte a destaca o internacional português.

O jornal AS dedica esta quinta-feira um artigo ao camisola 17 dos leões, escrevendo que este "reencontrou a sua melhor versão em casa" e acrescentando: "Trincão voltou a sorrir a jogar futebol onde sempre foi feliz. E não há nada melhor do que estar em casa".