Sporting e Benfica serão adversários no dia 9 de agosto, dia de Supertaça no Algarve, mas tiveram uma causa em comum: retirar do ar o vídeo promocional da RTP, duramente criticado pelos dois clubes.

Segundo noticia o Correio da Manhã esta sexta-feira, o Sporting terá enviado cartas ao presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), ao presidente da RTP e ao ministro da Presidência como forma de protesto contra o anúncio. De acordo com o referido diário, os 'leões' acusaram a RTP de "manipular as emoções e os instintos mais primários dos adeptos de uma forma manifestamente perigosa".

Também o Benfica e mesmo a Federação Portuguesa de Futebol demonstraram-se desagradados com o vídeo de 46 segundos, da autoria do criativo Gonçalo Morais Leitão, contratado pela nova administração da televisão pública em abril.

A verdade é que a RTP retirou o vídeo do ar, mas o mesmo continua disponível na conta de Youtube da RTP Promos. Na televisão, o "Ai Jesus" foi substituído por um novo vídeo, que promove o clássico lisboeta como "o maior cliché do futebol português".

Segundo uma fonte do canal televisivo que falou ao CM, a RTP não cedeu às pressões dos clubes: o anúncio original simplesmente deixou de ser transmitido no dia em que tal estava previsto.

Recorde aqui o vídeo original.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.