Terminou esta sexta-feira o mercado de transferências de inverno no que ao futebol diz respeito. O último dia foi movimentado em Portugal, como há muito não se via. Houve entradas importantes mas também saídas sonantes. Foram os clubes ditos 'pequenos' quem mais se movimentaram neste último dia. O Leixões, da segunda Liga, esteve particularmente ativo.

Dyego Sousa no Benfica, Tapsoba a bater recordes e Trincão, o 'menino' 500 milhões

O grande destaque desta sexta-feira foi, sem dúvidas, a contratação de Trincão por parte do Barcelona. Os 'blaugrana' pagaram 31 milhões de euros pelo extremo de 20 anos do SC Braga. Trincão assinou até 2025 e ficou com uma cláusula de rescisão de 500 milhões de euros. O jogador vai permanecer em Braga até ao final da temporada.

Um camião de craques. Clube turco contrata 15 jogadores de uma só vez
Um camião de craques. Clube turco contrata 15 jogadores de uma só vez
Ver artigo

Neste negócio Trincão está incluído Abel Ruiz, jogador formado em 'La Masia' e que assinou com o SC Braga até ao final da temporada, ficando os minhotos com opção de compra obrigatória de oito milhões de euros.

O Barcelona teve um dia preenchido já que, além de Trincão, contratou o jovem médio Matheus Fernandes ao Palmeiras, por sete milhões de euros, com o jogador de 21 anos a ser emprestado ao Valladolid.

Outra grande novidade foi a contratação de Dyego Sousa por parte do Benfica, por empréstimo, até dezembro de 2020. O ex-avançado do SC Braga está de regresso a Portugal, seis meses depois de ser contratado pelos chineses do Shenzen, clube que o contratou ao SC Braga por 5,4 milhões de euros.

Entre as muitas saídas do dia, o grande destaque vai para Edmond Tapsoba. O jovem central burquinabe deixou o Vitória de Guimarães para assinar pelo Bayer Leverkusen, naquela que é a maior venda de sempre dos minhotos. Os 'conquistadores' recebem 18 milhões de euros e ainda podem receber mais dinheiro pelo defesa, após ter garantido a existência de uma cláusula de sete milhões de euros mediante o cumprimento de objetivos e a receita de 15 por cento da eventual venda do jogador pelo Bayer Leverkusen.

Os 'conquistadores' garantiram, neste último dia, o internacional alemão Elias Abouchabaka até 2024, o extremo Abou Ouattara, por empréstimo do Lille, e o lateral Matheus Mascarenhas.

Último dia lá fora: muita ansiedade, poucas novidades

Lá fora, a grande surpresa foi a contratação de Cédric Soares por parte do Arsenal. O Southampton emprestou o lateral direito português aos 'gunners' até ao final desta temporada.

Os emblemas ingleses tiveram um dia preenchido, na tentativa de preencher as lacunas dos seus planteis mas nem todos foram bem sucedidos. O Manchester United só conseguiu um avançado nos derradeiros minutos. Os 'red devils' garantiram o empréstimo do nigeriano Odion Ighalo, junto dos chineses do Shanghai Senhua até ao final da temporada, sem especificar se há opção de compra do avançado. Aos 30 anos, Ighalo completa assim a mudança para o clube de sonho e para um ‘grande’ da Liga inglesa, depois da passagem pelo Watford, por quem alinhou 100 vezes e marcou 40 golos, convencendo os dirigentes chineses do Changchun Yatai a gastarem cerca de 23 milhões de euros para o contratar, em 2017.

Todas as transferências da Premier League neste mercado de inverno

O Chelsea bem tentou contratar neste último dia mas não teve sucesso. Também por isso, Frank Lampard impediu a saída do avançado Olivier Giroud, muito pretendido neste mercado de inverno.

Na Alemanha o grande destaque foi a contratação de Emre Can por parte do Dortmund, por empréstimo da Juventus. O emblema alemão fica com opção de compra obrigatória no valor de 25 milhões de euros.

Em Espanha foram os emblemas da parte de baixo da tabela a tomarem conta do mercado. Dos clubes da parte de cima da La Liga, destaque para o Atlético Madrid, que garantiu o regresso do extremo belga Yannick Ferreira Carrasco.

Foi também um da movimentado em França. O Lille, onde jogam os portugueses José Fonte, Tiago Djalo, Renato Sanches e Xeka, garantiu o empréstimo do extremo argentino Nico Gaitán, antigo jogador do Benfica.

Na Grécia, o Olympiacos, de Pedro Martins, reforçou-se com o médio Cafú, ex-Vitória de Guimarães, e o extremo turco Emre Mor.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.