
A nove jornadas do final do campeonato, o FC Porto depende apenas de si para festejar o título, que lhe escapa há quatro épocas. A equipa de Sérgio Conceição lidera com 67 pontos, mais cinco do que o Benfica, segundo classificado, e mais oito que o Sporting, que só com um ‘milagre’ poderá sagrar-se campeão. Mas já sabemos que no futebol tudo é possível, pelo que é necessário perceber o que falta jogar até maio.
A equipa de Sérgio Conceição tem a vantagem de já ter defrontado (e vencido) equipas como Sporting (2-1), SC Braga (3-1) e Rio Ave (5-0). De forma que o grande teste será a visita ao reduto do Benfica, em meados de abril (jornada 30).
Depois do nulo no Dragão, os atuais líderes do campeonato deslocam-se ao Estádio da Luz, onde os ‘encarnados’ apenas por uma vez cederam pontos esta temporada na prova – no empate com o Sporting (1-1). O clássico com o Benfica poderá, portanto, decidir muita coisa, até porque nessa altura ficarão a faltar apenas quatro jogos para o encerramento da Primeira Liga.
Março para 'respirar', abril para 'sofrer'
Ultrapassado o clássico com o Sporting, o mês de março será relativamente acessível para a formação nortenha: no próximo fim de semana os ‘azuis e brancos’ vão a Paços de Ferreira, recebem o Boavista e deslocam-se depois ao reduto do Belenenses. Sabendo, no entanto, que o FC Porto empatou nas Vila das Aves e tremeu no terreno do Feirense, dizer que este será um mês fácil para os ‘dragões’ é sempre relativo.
Abril, por outro lado, será decisivo para a equipa da cidade Invicta: à visita ao Estádio da Luz, no fim de semana de 14 e 15, junta-se uma viagem ao Funchal, apenas duas semanas depois, para defrontar o Marítimo.
O Caldeirão tem sido sinónimo de más recordações para os visitantes: a última vitória portista naquele palco foi há cinco temporadas (2011/2012), por 2-0, seguindo-se três empates (todos por 1-1) e duas derrotas (ambas por 1-0). Antes haverá receção ao Desportivo das Aves - uma oportunidade para 'vingar' o 1-1 na primeira volta - e ao Vitória de Setúbal, que luta para não descer de divisão.
Para maio, mês de todas as decisões, está reservado um FC Porto-Feirense e, na última jornada, um Vitória de Guimarães-FC Porto, no Estádio D. Afonso Henriques. Haverá festa no Minho?
O caminho do FC Porto até ao final do campeonato:
26.ª Jornada: Paços de Ferreira (fora)
27.ª Jornada: Boavista (casa)
28.ª Jornada: Belenenses (fora)
29.ª Jornada: Desportivo das Aves (casa)
30.ª Jornada: Benfica (fora)
31.ª Jornada: Vitória de Setúbal (casa)
32.ª Jornada: Marítimo (fora)
33.ª Jornada: Feirense (casa)
34.ª Jornada: Vitória de Guimarães (fora)
Comentários