A jornada 28 da Liga foi de muitas surpresas e trouxe consigo um novo líder. O Benfica aproveitou a derrota do FC Porto frente ao Belenenses e subiu ao primeiro lugar do campeonato, algo que ainda não tinha acontecido esta temporada.

Os ‘encarnados’ lideram com mais um ponto do que os ‘portistas’ mas os dois clubes dependem de si próprios para conquistar o título. Não há margem para erro nas seis jornadas por disputar na liga portuguesa.

As derrotas de FC Porto e Sporting deram uma grande reviravolta no campeonato. Nathan e Maurides marcaram os golos do Belenenses no encontro de encerramento da jornada. Raúl Silva foi o autor do único golo da vitória do SC Braga sobre o Sporting. Já o Benfica recebeu e venceu o Vitória de Guimarães por 2-0, com dois golos de Jonas, um deles com um cruzamento de letra de Raúl Jiménez.

Na próxima jornada, os três grandes vão ser novamente colocados à prova e de que maneira. Os ‘encarnados’ têm um embate complicado, já que se deslocam ao terreno do Vitória de Setúbal que procura a todo o custo alguns pontos que lhe permitam assegurar a manutenção no campeonato. O FC Porto recebe no estádio do Dragão o Desportivo das Aves, depois de terem empatado com os avenses na primeira volta, e o Sporting tem deslocação complicada ao estádio da Mata Real.

O mês de abril promete ser complicado para os ‘portistas’. À visita ao Estádio da Luz, no dia 15 de abril, junta-se uma viagem ao Funchal, apenas duas semanas depois, para defrontar o Marítimo, terreno onde o FC Porto tem tido muitas dificuldades nos últimos anos.

A última vitória do FC Porto no Caldeirão remonta à temporada 2011/2012, quando venceram por 2-0. Seguiram-se três empates (todos por 1-1) e duas derrotas (ambas por 1-0). Antes da deslocação à Madeira, há a receção ao Desportivo das Aves – ‘dragões’ empataram 1-1 na primeira volta – e ao Vitória de Setúbal.

Em maio, mês onde se decide o campeonato, o FC Porto recebe o Feirense e desloca-se a Guimarães no fecho do campeonato.

Benfica chega à liderança pela primeira vez, mas tem um jogo frente a FC Porto e Sporting

O Benfica foi um dos clubes que beneficiou com a derrota do FC Porto no estádio do Restelo. Os ‘encarnados’ venceram o Vitória de Guimarães por 2-0 e saltaram para o primeiro lugar do campeonato, mas continuam a depender de si próprios para conquistar o inédito pentacampeonato.

Até final da temporada, o Benfica tem pela frente dois encontros de dificuldade elevada. O primeiro é receção ao FC Porto, na 30ª jornada, jogo que pode dar aumentar a vantagem dos ‘encarnados’ sobre os ‘portistas’, isto supondo que as duas equipas vencem os jogos da próxima jornada.

O segundo encontro de grau de dificuldade elevada é a sempre complicada deslocação ao terreno do Sporting, na penúltima ronda do campeonato.

Sporting praticamente afastado do campeonato

O Sporting ficou praticamente afastado da luta pelo título de campeão nacional depois da derrota do último fim de semana em Braga. Jorge Jesus admitiu na conferência de imprensa após esta partida que o campeonato tinha acabado para os ‘leões’.

Na próxima jornada o Sporting recebe o Paços de Ferreira, antes de se deslocar ao terreno do Belenenses, na ronda seguinte. Segue-se um encontro em casa com o Boavista e uma partida fora contra o Portimonense.

Na penúltima jornada do campeonato haverá um dérbi com o Benfica no estádio de Alvalade e a finalizar, o Sporting desloca-se aos Barreiros para defrontar o Marítimo.

Contas feitas, FC Porto e Benfica são as equipas que estão mais próximas de conquistaram o título de campeão nacional no mês de maio, sendo que o Sporting não pode ser excluído desta corrida, apesar de ter pela frente uma missão quase impossível.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.