Para já, separados por dois pontos Benfica e FC Porto dependem de si para conquistar o campeonato. Mas o Sporting também está na luta, já que pode beneficiar do embate frente ao Benfica em Alvalade e do clássico entre portistas e águias. Faltam oito jornadas por disputar na liga portuguesa.
Com os triunfos dos três grandes na 27ª jornada, a distância entre as equipas da frente mantém-se. O FC Porto levou a melhor no dérbi da Invicta, ao vencer o Boavista por 2-0, com golos de Felipe (2) e Herrera (67). O Benfica deslocou-se a Santa Maria da Feira, vencendo por 2-0, tentos de R. Jiménez (59m) e Rafa (75).
Já o Sporting recebeu e venceu em Alvalade o Rio Ave por 2-0, com golos de Gelson Martins (24´) e de Bas Dost (84´).
Nesta jornada os três grandes vão ser novamente colocados à prova e de que maneira. Os leões têm o embate mais complicado, já que se deslocam ao terreno do SC Braga, num duelo que é decisivo para os minhotos ainda poderem lutar pelo terceiro lugar. O Benfica recebe no estádio da Luz ao V. Guimarães e o FC Porto tem deslocação complicada ao estádio do Restelo.
O mês de abril promete ser complicado para os ‘portistas’. À visita ao Estádio da Luz, no fim de semana de 14 e 15, junta-se uma viagem ao Funchal, apenas duas semanas depois, para defrontar o Marítimo, terreno onde o FC Porto tem tido muitas dificuldades nos últimos anos.
A última vitória do FC Porto no Caldeirão remonta à temporada 2011/2012, quando venceram por 2-0. Seguiram-se três empates (todos por 1-1) e duas derrotas (ambas por 1-0). Antes da deslocação à Madeira, há a receção ao Desportivo das Aves – ‘dragões’ empataram 1-1 na primeira volta – e ao Vitória de Setúbal.
Em maio, mês onde se decide o campeonato, o FC Porto recebe o Feirense e desloca-se a Guimarães no fecho do campeonato.
Benfica a dois pontos do líder, mas com jogo frente a FC Porto e Sporting
O Benfica foi um dos clubes que beneficiou com a derrota do FC Porto na Mata Real. Os ‘encarnados’ venceram o Desportivo das Aves por 2-0 e encontram-se agora a dois pontos do primeiro lugar, algo que não acontecia desde a 5ª jornada, dependendo de si próprios para conquistar o inédito pentacampeonato.
Até final da temporada, o Benfica tem pela frente dois encontros de dificuldade elevada. O primeiro é receção ao FC Porto, na 30ª jornada, jogo que pode dar a liderança aos ‘encarnados’, isto supondo que as duas equipas vencem todos os jogos que vão disputar até lá.
O segundo encontro de grau de dificuldade elevada é a sempre complicada deslocação ao terreno do Sporting, na penúltima ronda do campeonato. Há ainda a destacar a receção ao Vitória de Guimarães, dentro de duas jornadas.
Sporting ainda pode ter palavra a dizer no campeonato
O Sporting pode ficar a cinco pontos da liderança se vencer esta noite no encerramento da jornada 26 o Desportivo de Chaves e voltar a entrar numa luta da qual estava um pouco afastado desde a derrota no Clássico.
Segue-se a receção ao Rio Ave, antes de rumar a Braga, onde terá mais um teste complicado, frente à equipa de Abel Ferreira. Na primeira volta de 2017/18, os ‘leões’ empataram 2-2 com os minhotos e escaparam por pouco ao mesmo resultado nos Arcos - vitória por 1-0, com um golo de Bas Dost ao minuto 85.
O Sporting recebe o Paços de Ferreira na 29.ª jornada, antes de se deslocar ao terreno do Belenenses, na ronda seguinte. Segue-se um encontro em casa com o Boavista e uma partida fora contra o Portimonense.
Na penúltima jornada do campeonato haverá um dérbi com o Benfica no estádio de Alvalade e a finalizar, o Sporting desloca-se aos Barreiros para defrontar o Marítimo.
Contas feitas, FC Porto e Benfica são as equipas que estão mais próximas de conquistaram o título de campeão nacional no mês de maio, sendo que o Sporting não pode ser excluído desta corrida. Matematicamente até o Sporting de Braga ainda pode ser campeão. Os “arsenalistas” estão a nove pontos do primeiro lugar e a sete do segundo classificado.
Comentários