Esta época, ditou o calendário que o Benfica recebesse o Sporting à 26.ª jornada. Os encarnados lideram o campeonato, e à imagem de 1986, não podem perder pontos na corrida pelo título com o FC Porto. O Sporting procura garantir um lugar europeu frente ao eterno rival, mas ao contrário de épocas anteriores os leões não têm referências no balneário que contraponham com a juventude do plantel de Jesualdo Ferreira.  

Na antevisão de mais um dérbi, Manuel José, considera que o nível competitivo do Sporting está muito distante da sua história, e que faltam referências na equipa Jesualdo Ferreira para ajudar os jogadores mais novos para este tipo de encontros. 

«Essa é a grande diferença. Aquela equipa do Sporting que eu tinha em 1985/1986 provavelmente seria campeã este ano. E neste momento, o Sporting está de facto muito longe das grandes equipas que o Sporting teve naquela altura», considerou Manuel José, para depois exemplificar a importância de ter no balneário jogadores de referência como Manuel Fernandes, Jordão ou Vítor Damas.

«A mística, transmitida pelos jogadores mais experientes aos mais novos, é fundamental para um jogo deste género. Estes jogadores mais velhos, como o Manuel Fernandes, o Jordão ou o Damas, tinham um saber de experiência muito boa de outros carnavais que tinham vivido. Já tinham jogado muitos dérbis ao longo de toda a sua vida. Também tinha na minha equipa o Jaime Pacheco e o Sousa que tinham jogado no FC Porto, e que portanto tinham jogado jogos importantes tanto contra o Benfica como contra o Sporting. E portanto, o Manuel Fernandes, o Jordão ou Vergílio, que eram jogadores que já tinham uma experiência na qual os mais jovens se podiam de facto apoiar e proteger eram as referências dos mais novos. É importante ter uma base de jogadores já com alguma experiência, que não tremem, e colocando três ou quatro miúdos as coisas funcionam», afirmou Manuel José ao SAPO Desporto.

 «Se a pirâmide se inverter, se a base como está hoje é a juventude e não tiver um suporte de experiência feita as coisas ficam complicadas», sentenciou o treinador português ao SAPO Desporto.

O jogo entre Benfica e Sporting disputa-se no Estádio da Luz às 20h15 de domingo.