O Sporting vai virar o ano na frente da classificação da I Liga pela primeira vez desde 2001/02, a época do último título de campeão nacional, e os ecos da boa e surpreendente temporada que os 'leões' estão a realziar já chegaram ao estrangeiro. Mais concretamente a Espanha, onde o jornal 'Marca' publicou um extenso artigo no qual analisa as razões desta boa campanha do clube de Alvalade.

À cabeça, é destacado Rúben Amorim, com o técnico de 35 anos a ser mesmo comparado a Antonio Conte, atualmente ao leme do Inter.

A 'Marca' fala, depois, em três segredos que justificam o sucesso do Sporting até à data na presente época. São elas as contratações estratégicas, a aposta na juventude e Pedro Gonçalves, que o jornal aponta como uma "estrela emergente".

"Rúben Amorim muda a dinâmica e roda a equipa em função da forma dos jogadores, especialmente no ataque. Os leões contrataram alguns dos melhores jogadores que estavam fora do 'top-4' da I Liga: Nuno Santos, Tabata, Pedro Gonçalves e garantiram também alguma experiência com Antunes, Feddal, Adán e o regresso de João Mário", assinala a 'Marca', no que toca à política de contratações.

O jornal aponta, depois, os muitos jovens a quem Rúben Amorim já concedeu minutos desde que chegou e destaca Nuno Mendes, comparando-o mesmo a outro dos jovens que mais tem dado que falar no futebol internacional nos últimos tempos: Alphonso Davies, do Bayern. "O ex-treinador do Braga deu oportunidades na I Liga a Joelson Fernandes, Tiago Tomás, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Daniel Bragança e Nuno Mendes. Este último merece um capítulo à parte. Destacou-se como um lateral à esquerda à moda de Alphonso Davies", aponta aquela publicação.

A fechar o artigo, elogios também àquele que tem sido o goleador da equipa esta temporada. "Pedro Gonçalves surgiu como estrela emergente. O jogador formado que passou por Valência e Wolverhampton é o melhor marcador da Liga, com 10 golos, apesar de jogar como médio. Além disso, foi eleito Jogador do Mês em outubro e novembro. No ano passado, brilhou pelo Famalicão, mas já duplicou esta época os cinco golos na Liga 2019/20. Os seus números atenuam a ausência de um '9' goleador", sublinha a 'Marca'.