O Observatório do Futebol (CIES) publicou esta segunda-feira uma análise que mede a estabilidade dos plantéis em diversos clubes um pouco por todo o mundo, com base no número de jogadores usados por cada equipa. O FC Porto é o clube português que usou menos jogadores ao longo do último ano.

A amostra conta com 1014 equipas da primeira e segunda divisões nos respetivos países, que tenham jogado pelo menos 27 encontros em casa desde outubro de 2019. A lista, que consta com clubes de mais de 50 países, é liderada pelos brasileiros do Avaí FC, que utilizaram 59 jogadores no último ano.

Em Portugal, o FC Porto é o clube mais estável com apenas 30 jogadores utilizados no último ano. Segue-se o Rio Ave com 31 jogadores, e o Moreirense e o Vizela com 32. Santa Clara, Gil Vicente e Arouca usaram 33 jogadores, enquanto Tondela, Benfica e Famalicão utilizaram 34. Dos três grandes, o Sporting é o clube mais instável, segundo esta análise, com 38 jogadores utilizados. No entanto, o clube mais instável é o Belenenses SAD com 42 jogadores.

Os clubes mais estáveis são os suecos do Halmstad e os neozelandeses do Wellington Phoenix, que usaram apenas 22 jogadores.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.