Um estudo do CIES Football Observatory (Observatório do Futebol), em parceria com a empresa de dados Instat, aponta o FC Porto como a equipa mais dominadora do futebol europeu, tendo em conta o rácio entre remates efetuados e concedidos dentro da área.

Os números demonstram que apesar do FC Porto não ser a equipa que mais remata nem a que menos concede, é o clube que apresenta maior equilíbrio nestes dois capítulos, o que, segundo o estudo, coloca os ‘dragões’ como a equipa mais dominadora, contabilizando apenas os jogos dos respetivos campeonatos.

O estudo adianta que o FC Porto conta com 258 remates realizados contra 68 concedidos, algo que demonstra que os ‘dragões’ conseguem realizar 3.79 vezes mais remates na área adversária do que aqueles que concede dentro da própria área.

O Ludogorets, da Bulgária, ocupa o segundo lugar deste ‘ranking’ com um rácio de 3.66, seguido do Estrela Vermelha, da Sérvia, com 3.23. O ‘top’ cinco fica fechado com o Nápoles (2.93) e o Dínamo Zagreb (2.89).

O Benfica ocupa o sétimo nesta lista, com 257 remates realizados (menos um do que o FC Porto) e 90 concedidos, o que perfaz um rácio de 2.86. O Sporting aparece no 49º lugar (196 remates realizados e 116 concedidos, com um rácio de 1.69) e o Sporting de Braga ocupa o 83º posto (173 remates realizados e 123 concedidos, com um rácio de 1.41), lugar que partilha com o Frosinone, de Itália, e o Rayo Vallecano, de Espanha.

Nas cinco principais ligas europeias, a equipa mais dominadora é o já referido Nápoles, seguido do Manchester City (2.87), Paris Saint-Germain (2.73), Bayern Munique (2.47) e Liverpool (2.23). O Real Madrid, com um rácio de 2.10, consegue superar o Barcelona, líder da Liga espanhola, que tem um rácio de 1.82.