É oficial. Adrien Silva é o novo reforço do Leicester City para esta temporada.

Em comunicado publicado na CMVM, o Sporting anunciou que chegou a acordo com o clube inglês para a transferência do médio português.

No entanto, o mesmo comunicado refere que a FIFA terá de confirmar o registo do jogador para que a transferência seja consumada.

Caso se concretize esta venda, conclui-se assim uma das maiores novelas do futebol português e o Leicester City concretiza a aquisição de um jogador que já queria desde a época passada.

Não foram divulgados dados sobre o contrato nem os valores da transferência, mas o jornal Record avança na sua edição escrita desta sexta-feira que o negócio pode ficar concluido por 29 milhões de euros.

Veja o comunicado completo:

“A Sporting Futebol, SAD vem, nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários informar o mercado que chegou a acordo com o Leicester City Football Club para a cedência, a título definitivo, dos direitos desportivos e económicos do jogador profissional de futebol Adrien Silva, estando o registo da mesma a aguardar confirmação da FIFA.”

Adrien deve ser apresentado no Leicester esta sexta-feira
Adrien deve ser apresentado no Leicester esta sexta-feira
Ver artigo

A transferência de Adrien já era esperada depois de ontem os 'foxes' terem pedido uma extensão do período de inscrições à FIFA para fechar o negócio. O interesse no internacional luso não era de agora e já na temporada passada houve indícios de que poderia existir acordo. Contudo, o camisola 23 manteve-se no Sporting por mais uma época.

Presente na seleção momentos antes da confirmação

O jogador português fez parte dos trabalhos da seleção nacional que treinou no Estádio do Bessa. No dia anterior, o médio tinha sido dispensado da concentração da equipa orientada por Fernando Santos.

Adrien Silva e Bruno Alves foram as novidades no treino da seleção
Adrien Silva e Bruno Alves foram as novidades no treino da seleção
Ver artigo

Apesar de ter regressado, não é esperado que vá ser opção para o jogo de Portugal frente à Hungria na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2018.

O clube leonino perder assim um dos seus capitães e um dos jogadores mais influentes da equipa. Nas últimas temporadas, o médio foi peça essencial nas formações apresentadas pelo Sporting.

Depois de já ter jogado em Israel por empréstimo dos 'leões' em 2010, Adrien vai ter a sua segunda experiência fora do futebol português. No Leicester City vai reencontrar Islam Slimani com quem jogou no Sporting.

Formação no Sporting e afirmação na época 2012/2013

Adrien Silva chegou ao Sporting em 2002/2003, depois de ter iniciado o seu percurso de formação no Bordéus e no ARC Paçô, de Arcos de Valdevez.

O médio português realizou a sua formação no clube de Alvalade, tendo-se estreado na equipa principal 'leonina' na época 2007/2008, onde realizou 15 partidas e não marcou qualquer golo.

O jogador foi crescendo no seio do grupo e em 2009/2010, chegou a realizar 24 partidas e marcar um golo.

No ano seguinte, contam-se passagens pelo Maccabi Haifa e a Académica de Coimbra.

Em 2011/2012, viria mais uma época por empréstimo nos 'estudantes', onde realizou a sua primeira temporada a alto nível, onde venceu a Taça de Portugal e realizou 38 partidas e marcando oito golos.

Esta temporada levou a que fosse aposta definitiva dos 'leões' na temporada 2012/2013. Até hoje, não mais saiu da equipa principal dos 'verdes e brancos'.

A sua melhor época na carreira ocorreu em 2014/2015, onde participou em 42 jogos e marcou dez golos. Viria também a conquistar a Taça de Portugal e a Supertaça.

Ao longo da sua carreira, venceu uma Liga Israelita, três Supertaças e três Taças de Portugal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.