O V. Guimarães anunciou, esta quinta-feira, Daniel Sousa como novo treinador do V. Guimarães.
O treinador de 40 anos é assim o escolhido para render Rui Borges, que se mudou para o Sporting com a sua equipa técnica.
"Vou ter de rever um lugar comum, que é o do elogio aos adeptos do V. Guimarães, um lugar comum a quem é apaixonado pelo futebol e gosta de uma equipa como o Vitória. Quando foi apresentado o convite, aceitá-lo foi uma coisa completamente lógica. Manifestei perante as pessoas próximas que o meu próximo passo poderia passar pelo estrangeiro, mas o projeto que aqui está implícito, assim como os adeptos... É completamente irrecusável", disse o técnico durante a apresentação.
António Miguel Cardoso, presidente do Vitória, lamentou ainda a saída do técnico Rui Borges para o Sporting.
"Inesperado sim, mas sabemos que no futebol as coisas são mesmo desta forma, temos de estar sempre preparados para reagir perante o que acontece. É normal que o Vitória, e pensando da forma que já disse, esteja sempre atento ao mercado. Se falaram de outros nomes, nada tem a ver connosco. É normal que o Vitória esteja atento, mas desde o momento em que percebemos que ia acontecer o que aconteceu em relação ao mister Rui Borges, falei com o Daniel. Conhecemos o percurso e o trabalho que tem feito ao longo da carreira e achámos que era o momento certo", disse.
Daniel Sousa começou a época no comando do SC Braga, mas dirigiu os bracarenses em apenas quatro jogos. O técnico estava sem clube desde agosto. Já tinha orientado, como treinador principal, o Gil Vicente e o Arouca. Chegou a ser analista para André Villas-Boas, tendo ainda somado passagens pelo Zenit, Tottenham, Marselha e FC Porto.
Sobre Daniel Sousa
Natural de Barcelos, Daniel Sousa regressa ao escalão maior para orientar o vizinho e rival do Sporting de Braga, clube que treinou por dois meses, desde o início da época até 11 de agosto, dia em que foi despedido, minutos após o empate caseiro com o Estrela da Amadora (1-1), para a jornada inaugural do campeonato.
Numa fase em que mantém um diferendo com a SAD ‘arsenalista’ por causa da indemnização associada à rescisão do contrato, o barcelense vai assumir o quarto desafio no escalão maior luso, ao serviço de uma formação que ocupa o sexto posto da I Liga, com 23 pontos, e que está nos oitavos de final quer da Taça de Portugal, quer da Liga Conferência.
Adjunto do agora presidente do FC Porto, André Villas-Boas, entre as épocas 2009/10 e 2020/21, na Académica, no FC Porto, no Chelsea, no Tottenham, no Zenit ou no Marselha, Daniel Sousa estreou-se na I Liga em 2022/23 pelo Gil Vicente, tendo guiado o conjunto da cidade em que nasceu ao 13.º lugar.
Sem clube no arranque da época 2023/24, Daniel Sousa ingressou no Arouca após a 11.ª jornada, na 18.ª e última posição da tabela, com seis pontos, e conduziu o emblema da serra da Freita ao sétimo lugar, com 46 pontos no final da temporada.
Comentários