O profissional de seguros, de 40 anos, árbitro desde 1989/90, ajuizou esta época 10 jogos na Liga e sete na Liga de Honra, tendo mostrado em média cinco cartões amarelos e apenas dois vermelhos directos, tantos quantos exibiu após acumulação.

Braga, do Leixões, foi o primeiro jogador “contemplado” com a expulsão directa num jogo por Olegário Benquerença, que vai estar no Mundial2010, durante o encontro entre os leixonenses e o Sporting de Braga, da 12.ª ronda, que terminou empatado (1-1).

Já o avançado Roberto, do Vitória de Guimarães, recebeu ordem de expulsão no empate (1-1) entre os vimaranenses e o Olhanense, num desafio da 26.ª ronda.

Neste jogo, disputado no Estádio Dom Afonso Henriques, Benquerença superou todos os seus registos da temporada na Liga, exibindo oito amarelos, seis para os algarvios e dois para os “vitorianos”, e o vermelho a Roberto.

Na Liga de Honra, o juiz leiriense já expulsou Leandro Pimenta, do Beira-Mar, na deslocação dos aveirenses ao terreno do Trofense, após a acumulação de amarelos do avançado, aos 51 minutos.

O árbitro de Leiria estreou-se esta época, na primeira jornada, na recepção do Leixões ao Belenenses, encontro em que mostrou apenas três amarelos, dirigindo na ronda seguinte a vitória do Sporting de Braga na deslocação a Alvalade, frente ao Sporting, quando duplicou as admoestações (6).

Benquerença arbitrou também a goleada do FC Porto sobre o Sporting de Braga, por 5-1, no Estádio do Dragão, tendo puxado por sete vezes do cartão amarelo.

O FC Porto vai ser arbitrado pela terceira vez por Olegário Benquerença, depois do empate caseiro frente ao Belenenses, enquanto os “encarnados” vão encontrar este juiz pela segunda vez no campeonato, depois da goleada frente aos "azuis" do Restelo (4-0), e a terceira na época, por ter apitado a goleada do Benfica sobre o Sporting (4-1), em jogo das meias-finais da Taça da Liga e na vitória (1-0) sobre o Nacional, igualmente nesta competição.

Na Liga, Olegário Benquerença mostrou um total de 60 amarelos, dois vermelhos directos e um por acumulação em 10 encontros, nos sete da Liga de Honra exibiu 32 cartões amarelos e apenas uma expulsão, por acumulação, enquanto na Taça da Liga, apesar de ter só apitado três jogos, conta 20 amarelos e expulsou quatro jogadores, um deles por acumulação.

O FC Porto, terceiro classificado com 62 pontos, recebe no domingo o líder Benfica, com 73, às 20:15, no Estádio do Dragão, num confronto em que um ponto ou o deslize do Sporting de Braga pode valer o título de campeão aos “encarnados”.