O Olhanense venceu hoje o Brighton & Hove Albion, do segundo escalão inglês, por 2-1, no terceiro jogo de preparação da equipa da Liga de futebol, disputado em Olhão.

Os algarvios registaram a segunda vitória da pré-época, depois do triunfo sobre o Crawley Town (2-1), repetindo desse encontro particular, além do resultado final, a reviravolta no resultado operada durante a segunda parte.

Com quatro “reforços” (o defesa Figueroa, o médio Cauê e os avançados Ivanildo e Wilson Eduardo) no onze inicial, a equipa de Olhão começou o encontro com maior dinâmica, vendo Wilson Eduardo rematar à figura do guardião inglês, aos 10 minutos, na primeira ocasião da partida.

Um minuto depois, o Brighton & Hove Albion, que subiu esta temporada ao segundo escalão inglês e trouxe a Olhão cerca de três centenas de adeptos, esteve perto do golo, com um cabeceamento perigoso de Vincelot que Bruno Veríssimo “sacudiu” para longe.

O Olhanense teve maior controlo da partida até ao intervalo, tentando utilizar a velocidade dos extremos para chegar à baliza, mas pouco perigo criou junto da baliza do Brighton.

Já no segundo tempo, os algarvios pareciam entrar melhor, contudo, foram os ingleses a chegar ao golo, aos 50 minutos: Lua Lua protagonizou uma boa jogada individual pela esquerda, ultrapassando Figueroa e servindo Sparrow, que se limitou a desviar para golo, à boca da baliza.

Depois de os ingleses abrirem o marcador, o Olhanense voltou a “pegar” no jogo, sentindo algumas dificuldades para contornar a defensiva adversária, que aumentaram com as várias substituições operadas durante a segunda parte.

Aos 57 minutos, os jogadores das duas equipas envolveram-se em algumas picardias, resolvidas pelo árbitro com um cartão amarelo para cada lado, e, aos 68 minutos, foi o guardião Fabiano Freitas a evitar o segundo golo inglês, defendendo a tentativa do isolado Buckley.

Os algarvios chegariam ao empate, aos 75 minutos, com Vincelot a cortar um lançamento longo de Gerson com o peito, movimento que enganou o guarda-redes do Brighton, que viu a bola entrar na baliza sem conseguir evitar o golo.

A um minuto do final, um contra-ataque dos algarvios finalizou com o golo da vitória: Vítor Vinha serviu Salvador Agra, que ultrapassou um defesa inglês e atirou colocado.