Este artigo tem mais de 11 anos
Quanto aos eventos desportivos, a ideia passa também por divulgar modalidades menos conhecidas.
Guimarães, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto (CED) 2013, poderá vir a receber um jogo particular de futebol entre as seleções A de Portugal e do Brasil, revelou hoje a organização do certame.
«O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Carlos Coutada, garantiu-nos há poucos dias que Guimarães terá um grande jogo de futebol ao nível de seleções em 2013 e falou na possibilidde de ser um Portugal-Brasil. Todos desejamos que seja, mas esse é um jogo com muitos interesses por trás e temos que esperar uma decisão final», afirmou Amadeu Portilha, vereador do desporto da câmara de Guimarães.
O também presidente da comissão executiva da organização revelou ainda que o orçamento da CED2013 deverá rondar o milhão de euros, meio milhão dos quais já assegurado via edilidade vimaranense.
«É o possível e é um orçamento razoável. Os recursos são escassos, mas isso não nos atemoriza, estamos a trabalhar para que a escassez financeira não nos limite a ambição», referiu.
Hoje foram apresentadas as linhas gerais da CED2013, a 08 de janeiro do próximo ano será dado a conhecer o programa oficial e a 19 de janeiro terá lugar a cerimónia de abertura, com o lema "Guimarães não para!", espetáculo que envolverá cerca de 700 pessoas.
Os responsáveis pensaram a CED2013 com cinco áreas distintas: investigação e conhecimento («a grande aposta para 2013», envolvendo várias universidades e onde se pretende «aprofundar o conhecimento sobre a realidade desportiva local»), eventos desportivos, formação e qualificação, desporto e cultura e desporto para todos.
São esperados mais de 100 eventos, 120.000 espetadores, a participação de cerca de 20.000 atletas em 50 modalidades, nove federações, 17 associações regionais, cerca de 40 clubes, seis universidades e 21 escolas.
«É um projeto ambicioso, multifacetado e multidisciplinar que vai depender muito da participação dos vimaranenses», frisou Amadeu Portilha.
Quanto aos eventos desportivos, a ideia passa também por divulgar modalidades menos conhecidas.
Nesse sentido, está já garantido um festival ibérico de natação sincronizada, uma festa nacional de ginástica com mais de 5.000 atletas e 2.000 técnicos, o campeonato europeu de boccia e os X Jogos do Eixo Atlântico (2500 atletas).
A 21 de janeiro terá lugar um congresso de jornalismo desportivo.
O presidente da câmara, o socialista António Magalhães, disse esperar que a CED2013 contribua para «a atratividade» que Guimarães ganhou com a organização da Capital Europeia da Cultura este ano.
O autarca apelou ao entusiamo e participação da população e a «parcerias» com instituições - «não temos que saber de nutricionismo nem ser os ‘Mourinhos’ do desporto de alta competição, mas podemos trazê-los até nós».
Elogiou ainda o apoio do secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre: «tem feito um trabalho excecional, também não tem recursos, mas tem aberto portas».
Comentários