A 'oficina' da Capital do Móvel, em Pacos de Ferreira, reabriu as portas, mas nem todos os 28 elementos que hoje iniciaram os exames médicos vão integrar o plantel do clube da I Liga de futebol.

O primeiro dia do resto da temporada 2016/17 deu a conhecer seis reforços - o guarda-redes João Pinho, o defesa Pedro Monteiro, os médios Mateus da Silva e Leandro Silva e ainda os avançados Fatai e Welthon -, aos quais se juntaram dois chineses, três ex-juniores e dois jogadores que regressam após empréstimo (Vasco Rocha e Bruno Sousa).

Da época passada transitaram ainda 15 jogadores, o que perfaz os 28 elementos. São esperados, no entanto, mais reforços, para o lado esquerdo da defesa, meio campo e ataque, sobretudo, embora o número de elementos do plantel vá ficar abaixo dos atuais 28 jogadores.

O sétimo classificado da I Liga em 2015/16 tem, neste momento, excedente de guarda-redes. Mário Felgueiras, Rafael Defendi e Marco transitam da época passada e vão ter ainda a concorrência de João Pinho, contratado à Oliveirense, da II Liga, e Yeerzati, um dos dois chineses que se apresentaram hoje.

O outro chinês, Tang Shi, é avançado. Jogavam ambos no Gondomar, do Campeonato de Portugal (vão realizar pelo menos a pré-temporada), numa lista de 'caras novas' que deverá ser reforçada na terça-feira com a chegada de Gleison, extremo brasileiro cedido pelo FC Porto.

A estes juntam-se Bruno Sousa e Vasco Rocha, após empréstimos à Oliveirense e Feirense, ambos da II Liga, respetivamente, e os ex-juniores Francisco Afonso, vulgo Xico, André Sousa e Raul.

Deixaram o Paços de Ferreira 11 jogadores, cinco dos quais titulares na época passada (os defesas Fábio Cardoso e Hélder Lopes, o médio Pelé e os avançados Bruno Moreira e Diogo Jota), além de Manuel José, após sete anos consecutivos a representar o clube.

Os exames médicos que hoje tiveram início vão prolongar-se até quarta-feira de manhã, dia em que os jogadores à disposição do técnico Carlos Pinto (vai ser auxiliado por Vasco Seabra, ex-treinador dos juniores, Marco Louçano, Filipe Anunciação, que transita, e Ricardo Matos) iniciam o trabalho de campo, no estádio Capital do Móvel.

Entretanto, o clube pacense decidiu antecipar em 24 horas, para sexta-feira, a apresentação oficial da equipa, que seguirá, depois, para estágio em Celorico da Beira, de 09 a 16 de julho.

Plantel provisório do Paços de Ferreira para 2016/17:

- Guarda-redes: Rafael Defendi, Mário Felgueiras, Marco, João Pinho (ex-Oliveirense) e Eerzati (ex-Gondomar).

- Defesas: Bruno Santos, João Góis, Francisco Afonso (ex-júnior), Bruno Sousa (ex-Oliveirense, após empréstimo), Ricardo, Miguel Vieira, Marco Baixinho, Pedro Monteiro (ex-Sporting de Braga) e Paulo Henrique.

- Médios: Romeu, Christian, Minhoca, André Leal, Vasco Rocha (ex-Feirense, após empréstimo), André Sousa (ex-júnior), Leandro Silva (ex-Académica) e Mateus da Silva (ex-Mirassol/Brasil).

- Avançados: Barnes, Fatai (ex-Gil Vicente), Cícero, Raul (ex-júnior), Tang Shi (ex-Gondomar), Welthon (ex-Remo/Brasil) e Gleison (ex-FC Porto B).

Treinador: Carlos Pinto.

Saíram: Fábio Cardoso (Benfica, após empréstimo), Hélder Lopes (Las Palmas/Espanha), Pelé (Benfica, após empréstimo), Diogo Jota (Atlético de Madrid/Espanha), Bruno Moreira, Roniel (Nacional), Rodrigo António, Edson Farias, Manuel José, Fábio Martins (Sporting de Braga, após empréstimo) e Carlos Ponck (Benfica, após empréstimo).