O central Maracás e o avançado Rafael Teixeira, ambos brasileiros, foram as surpresas no arranque dos trabalhos de campo do Paços de Ferreira, hoje iniciados, na preparação para a temporada 2019/20 da I Liga de futebol.

Maracás é defesa central e jogava no Oeste, enquanto Rafael Teixeira, conhecido no Brasil por Rafael Gladiador, é avançado e alinhava no Cabofriense, tendo ambos marcado presença no início do trabalho de campo do Paços.

Participaram nesta primeira sessão 25 elementos, entre os quais os reforços Jorge Silva (ex-Leixões) e Hélder Ferreira (ex-Vitória de Guimarães), quatro elementos dos juniores (Zé Oliveira, Simão Rocha, Matchoi e Diogo Almeida), e três elementos que estavam emprestados (Vasco Rocha, Medeiros e Ibrahim).

Faltaram à chamada o reforço brasileiro Rafael Gava, que ainda compete pelo Caxias, e o seu compatriota Luiz Carlos, também autorizado pela direção a apresentar-se mais tarde, perfazendo um total de 27 elementos.

"Por norma, gosto de ter 22 jogadores e mais três guarda-redes", disse hoje o treinador Filipe Rocha, durante a conferência de apresentação do plantel à comunicação social, durante a qual prometeu "estar atento aos mais jovens".

Apesar da extensão atual do grupo de trabalho, o plantel pacense não está fechado, sendo este um tema que não parece preocupar o técnico da equipa.

"A maior parte das equipas nesta altura não tem os plantéis fechados. Não é um problema, temos uma base. O Paços trabalhou bem do ano da descida para o ano da subida, manteve a base. Nós só queremos trazer jogadores que tragam mais qualidade, e esses são os mais difíceis de contratar", acrescentou Filipe Rocha.

Para concluir a primeira semana de trabalho no relvado, que hoje arrancou, o Paços tem um particular agendado para a manhã de sábado, às 10:30, frente à seleção concelhia de Paços de Ferreira.

Depois disso, o Paços tem jogos agendados com Oliveirense (10 de julho), Desportivo de Chaves (13), Penafiel (17), Estoril Praia (24), Boavista (27), Moreirense (27) e Al Nassr (30), equipa da Arábia Saudita treinada por Rui Vitória.

Plantel provisório do Paços de Ferreira para a época 2019/20:

- Guarda-redes: Ricardo Ribeiro, Marco Ribeiro e Zé Oliveira (ex-júnior).

- Defesas: Bruno Santos, Jorge Silva (ex-Leixões), Marco Baixinho, Maracás (ex-Oeste, BRA) e Bruno Teles e Simão Rocha (ex-júnior).

- Médios: André Leão, Pedrinho, Luiz Carlos, Diaby, Vasco Rocha (ex-Varzim, após empréstimo), Ibrahim (ex-União Paredes, após empréstimo), Matchoi (ex-júnior) e Rafael Gava (ex-Caxias, BRA).

- Avançados: Medeiros (ex-Sporting da Covilhã, após empréstimo), Barnes Osei, Fatai, Uilton, Hélder Ferreira (ex-Vitória de Guimarães), Rafael Teixeira (ex-Cabofriense, BRA), Ayongo, Douglas Tanque, Nathan Junior e Diogo Almeida (ex-júnior).

Treinador: Filipe Rocha.

Saídas: Carlos Henriques (Portimonense, após empréstimo), Nininho, Rui Correia (Nacional), Marcos Valente (Vitória de Guimarães, após empréstimo), Junior Pius (Antuérpia, BEL), Paulo Henrique (Penafiel), Christian (Feirense), Wagner (Desportivo de Chaves), Rafael Barbosa (Sporting, após empréstimo), Elves Baldé (Sporting, após empréstimo) e Gonçalo Gregório (Sporting de Braga, empréstimo).