O defesa brasileiro Marcelo e o avançado Caetano foram as novidades no primeiro "onze" de Henrique Calisto, que relegou para o banco de suplentes os habituais titulares Manuel José e Filipe Anunciação.

A formação pacense, em "4-3-3", jogou de início com Cássio, na baliza, Marcelo, Cohene, Fábio Faria e Luisinho, na defesa, André Leão, Luiz Carlos e Josué, no meio-campo, e ainda Melgarejo, Caetano e Michel, no ataque.

Durante o particular, o técnico Henrique Calisto utilizou os restantes elementos convocados, à exceção de Cícero, por opção, e dos lesionados Eridson e Nuno Santos.

Embora revelando mais atitude, os "castores" mostraram ainda pouca ligação no seu jogo, face a um Penafiel mais rotinado e que, pelo que fez, justificava o empate.

O paraguaio Melgarejo inaugurou o marcador para o Paços de Ferreira, ainda no primeiro tempo, no seguimento de uma jogada de combinação com Michel. O Penafiel respondeu no segundo tempo e Guedes restabeleceu a igualdade, que só seria desfeita perto do final do particular por Rafinha, na recarga a um remate de Michel Lugo.