O espanhol Pako Ayestarán é o 12.º treinador a sair na I Liga de futebol de 2021/22, com o técnico a deixar o Tondela após 26 jornadas e quando a equipa ocupa o 16.º e antepenúltimo lugar.
Apesar do bom resultado na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, perante o Mafra (3-0), da II Liga, a equipa tondelense enfrenta uma realidade distinta no campeonato, no qual não vence há mês e meio, desde a 20.ª ronda.
Um cenário que a deixa na 16.º posição, em lugar de ‘play-off’ de manutenção e apenas com mais um ponto do que Moreirense e quatro do que o Belenenses SAD, emblemas já em zona de descida direta ao segundo escalão.
A saída de Ayestarán, que se encontrava em Tondela desde a última época, é a 12.ª protagonizada por um ‘grupo’ de nove clubes, com alguns a trocarem ao longo desta época mais do que uma vez de treinadores.
Santa Clara e Belenenses SAD não só iniciaram as saídas à oitava jornada, como já apostaram em mais do que uma rescisão, bem como o Moreirense, com as suas ‘chicotadas’ ainda na primeira volta, à 12.ª (João Henriques) e à 16.ª (Lito Vidigal).
Nos açorianos Daniel Ramos deu lugar a Nuno Campos, este ao interino Tiago Sousa, que, por sua vez, cedeu a função a Mário Silva, enquanto no Belenenses SAD Petit saiu após a oitava jornada para entrar Filipe Cândido, e mais tarde, da 15.ª para a 16.ª jornadas, foi o interino, e depois efetivo, Franclim Carvalho a assumir a equipa.
Entre as mudanças de treinador, Petit foi o único que nesta mesma época voltou a assumir uma equipa após a sua saída do Belenenses SAD à oitava jornada, com o ex-futebolista a deixar em outubro os ‘azuis’ e a assinar em novembro pelo Boavista.
De todas as saídas, a mais mediática foi a de Jorge Jesus, com o treinador que prometera jogar o ‘triplo’ pelo Benfica a deixar os ‘encarnados’ na segunda época de uma segunda passagem em que nada ganhou.
O técnico, que tem no currículo três campeonatos pelas ‘águias’, saiu após a eliminação da Taça de Portugal em casa do rival FC Porto e antes de novo jogo no final de dezembro no Estádio do Dragão, mas para o campeonato.
- Mudanças de treinador na edição 2021/22 da I Liga portuguesa de futebol:
Jornada Clube Sai Entra
8.ª Santa Clara Daniel Ramos Nuno Campos
8.ª Belenenses SAD Petit Filipe Cândido
11.ª Marítimo Julio Velázquez Vasco Seabra
12.ª Boavista João Pedro Sousa Petit
12.ª Moreirense João Henriques Lito Vidigal
14.ª Paços de Ferreira Jorge Simão César Peixoto
14.ª Santa Clara Nuno Campos Tiago Sousa a)
15.ª Famalicão Ivo Vieira Rui Pedro Silva
15.ª Benfica Jorge Jesus Nélson Veríssimo
15.ª Belenenses SAD Filipe Cândido Franclim Carvalho
16.ª Moreirense Lito Vidigal Ricardo Sá Pinto
18.ª Santa Clara Tiago Sousa a) Mário Silva
26.ª Tondela Pako Ayestarán a definir
a) interino
Comentários