“Estou a passar por uma situação diferente daquela que vivi nos últimos 21 anos, primeiro como jogador e depois como treinador, mas seguramente que a minha carreira (de treinador) irá continuar”, disse.

Paulo Bento fez reserva sobre a decisão que irá tomar, negando a existência de contactos com o FC Porto, mas manifestou a intenção de voltar ao activo já na próxima temporada.

“Já o disse antes, não tenho contactos (com o FC Porto), mas espero ver-me daqui a alguns meses a trabalhar. É uma questão de mercado”, precisou o técnico, sem revelar se está apenas disponível para os “grandes”.

Paulo Bento insistiu: “Não admito algo em especial, mas tenho a intenção de treinar na próxima época”.

Neste espaço de tempo, o técnico continua a ver futebol, embora, segundo o próprio confessou, não tenha voltado a assistir a nenhum encontro ao vivo em Portugal.

“Faz parte dos meus gostos pessoais ver futebol, mas, desde que abandonei (o Sporting), vi muito poucos jogos ao vivo. Em Portugal, não vi nenhum, embora siga todas as equipas pela televisão”, referiu.

Paulo Bento recusou ainda falar da sua ligação ao clube de Alvalade, de onde saiu no decorrer da actual época: “O Sporting diz-me muita coisa, porque passei lá muitos anos, mas não tenho que tecer comentários sobre o clube, o jogo de ontem (quinta-feira) ou qualquer outro”.

“A época está a decorrer e há objectivos a conquistar”, acrescentou o técnico, no final do IV Seminário de Futebol do Sport Clube de Freamunde, no qual falou da problemática sobre a “Integração de jovens numa equipa sénior profissional”.

Recorrendo à sua própria experiência (treinou os juniores do Sporting, tendo sido campeão nacional), defendeu o conceito de “formar, ganhando” e chamou a atenção para os factores de rendimento.

Paulo Bento foi claro na análise deste “importante tema”: “Defendo que se deve encaminhar progressivamente os jogadores, também num plano mental, para hábitos de vitória. Mas, nesta questão, é preciso também ver quem quer (ser jogador) e quem pode, porque, muitas das vezes, quem pode não quer”.

Paulo Bento destacou ainda a importância da mentalidade, comparando a realidade do FC Barcelona com o que acontece nos “grandes” nacionais: “Os jogadores que estão no FC Barcelona estão de paragem, não querem mais nada, enquanto os dos ‘grandes’ clubes (nacionais) estão de passagem”.