Em vésperas de se estrear num clássico do futebol português, o treinador Paulo Fonseca regista saldo positivo nos embates com o Sporting, sobre o qual alcançou duas vitórias na surpreendente caminhada na I Liga da época passada ao comando do Paços de Ferreira.

O técnico do FC Porto, de 40 anos, vai fazer a sua primeira aparição num dos jogos "grandes", perante um adversário que defrontou apenas por três vezes, somando duas vitórias e um desaire, ao serviço do Paços de Ferreira, em 2012/2013.

Depois de incursões por 1.º de Dezembro, Odivelas, Pinhalnovense e Desportivo das Aves, Paulo Fonseca estreou-se na divisão maior na época passada, conduzindo os "castores" a um inesperado terceiro lugar na I Liga, num percurso que incluiu dois triunfos sobre o Sporting.

Em janeiro deste ano, o conjunto pacense deslocou-se a Alvalade para disputar o encontro da 13.ª jornada e venceu com um tento solitário do peruano Hurtado (1-0), resultado que viria a precipitar a saída do belga Franky Vercauteren do comando técnico dos "leões".

Poucos dias depois, o Paços de Ferreira voltaria ao reduto "verde e branco" e aí perderia a hipótese de se apurar para as meias-finais da Taça da Liga, em virtude de uma derrota tangencial (1-0) ao "cair do pano", consumada no cabeceamento do holandês Van Wolfswinkel.

No entanto, Paulo Fonseca não se despediria da Capital do Móvel sem novo triunfo sobre o Sporting, já perto do final da época, quando o lateral direito Tony apontou o golo da vitória caseira (1-0), dando uma "estocada" quase decisiva nas ambições europeias do "leão" e deixando os "castores" às portas do "play-off" da Liga dos Campeões.

O clássico da oitava jornada, entre FC Porto e Sporting, está marcado para domingo, às 19h45, no Estádio do Dragão.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.