O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, classificou esta sexta-feira o ex-treinador brasileiro Carlos Alberto Silva, hoje falecido aos 77 anos, como “uma personalidade do futebol mundial”.

“Trata-se de uma personalidade do futebol mundial, cuja passagem por Portugal ficou marcada com honras de campeão, ao conquistar título nacional, por duas vezes consecutivas, ao serviço do FC Porto”, afirmou Pedro Proença à agência Lusa.

O líder da LPFP lembrou que “Carlos Alberto Silva foi um notável treinador, não só em Portugal, mas também em clubes do seu país e até como selecionador do Brasil”, endereçando um voto de pesar à família e a todos os que apreciam o futebol.

Carlos Alberto Silva, natural de Belo Horizonte e formado em Educação Física, foi treinador do FC Porto em 1991/92 e 1992/93 tendo conquistado dois títulos nacionais e uma supertaça.

No início de sua carreira, em 1978, levou o Guarani ao primeiro e único título brasileiro da sua história, passando depois, entre outros clubes, pelo Cruzeiro, o Corinthians, o Palmeiras, e o Santos.

Fora do Brasil, além das duas épocas no FC Porto, treinou o Santa Clara, os espanhóis do Deportivo e ainda levou ainda os japoneses do Yomiuri Kawasaki ao título em 1991.

Comandou ainda o ‘escrete’, vencendo os Jogos Pan-Americanos de 1987 e conquistando a medalha olímpica de prata em Seul1988.