Pedro Proença foi, a par de Duarte Gomes, um dos árbitros que assumiu a sua discordância não só com a recusa do seu colega João Ferreira em apitar o Beira-Mar-Sporting, mas, também, com um eventual “boicote” da classe aos jogos do clube leonino.

Pedro Proença assumiu esta posição na reunião entre os árbitros de primeira categoria e a Associação Portuguesa de Árbitros Profissionais (APAF), à qual assistiu o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, realizada na segunda-feira em Leiria.

O presidente da Comissão de Arbitragem Vítor Pereira conseguiu desta forma encontrar uma solução imediata para um problema emergente e ganhar tempo para que seja alcançada uma saída para o impasse entre os árbitros da primeira categoria e o Sporting.

De destacar, ainda, as nomeações do portuense Artur Soares Dias para o Nacional-Benfica e do lisboeta Hugo Miguel para dirigir o jogo entre Vitória de Setúbal-Sporting de Braga, ambos marcados para segunda-feira. 

O internacional Olegário Benquerença vai apitar em Barcelos a partida entre o Gil Vicente e a Académica, líder do campeonato a par do FC Porto, e ao portuense Vasco Santos, caberá arbitrar o jogo Vitória de Guimarães-Beira-Mar.

Outro portuense, Jorge Sousa, terá a responsabilidade de apitar o Rio-Ave-Olhanense, enquanto o bracarense Cosme Machado vai dirigir o Feirense-Paços de Ferreira.

Não foi ainda nomeado qualquer árbitro para a partida entre a União de Leiria e o FC Porto, da terceira jornada, em virtude deste ter sido adiado para o dia 4 de setembro por causa da partida da Supertaça europeia entre o campeão europeu FC Barcelona e a equipa portista, vencedora da Liga Europa, marcado para esta sexta-feira.