O Benfica chegou ao intervalo do jogo com a Académica a vencer por 1-0, em jogo da 12ª jornada da Liga, graças a um golo de Jonas na sequência de uma grande penalidade, aos 35 minutos.

No Estádio da Luz, a equipa de Rui Vitória apresentou-se com uma única novidade no onze face ao triunfo (0-2) em Braga na ronda anterior e seria essa mesma novidade a fazer por agora a diferença. O avançado brasileiro converteu com sucesso o penálti sofrido por Gaitán às mãos de Pedro Trigueira, num lance que não deixou dúvidas ao árbitro Luís Ferreira.

Curiosamente, poucos minutos antes tinha sido Jonas também a cair na área, após um contacto com um defesa adversário, numa jogada onde o juiz nada assinalou, apesar das muitas dúvidas sobre o contacto.

Apesar disso, o Benfica dominou o encontro sem conseguir criar muitos lances de perigo. Aliás, este surgiu essencialmente através de Pizzi, que desperdiçou as duas melhores ocasiões antes de os adeptos na Luz poderem gritar golo. Aos 15' e aos 24' o médio esteve perto de marcar, mas a falta de pontaria, primeiro, e a segurança do guardião dos estudantes, depois, adiaram o tento dos anfitriões.

Do outro lado viu-se uma Académica muito curta para as pretensões do técnico Filipe Gouveia. Os estudantes apenas se aproximaram da baliza de Júlio César após lances de bola parada, mas mesmo assim não foram capazes de realmente ameaçar o golo. Assim sendo, o 1-0 é o resultado que se regista ao intervalo.