O treinador José Peseiro considerou hoje que Manuel Fernandes, antigo futebolista e treinador, falecido na quinta-feira, foi uma “figura transversal” no futebol português e que “ninguém representou melhor o amor à camisola, especialmente a do Sporting”.

“A sua humildade e simplicidade fizeram dele uma pessoa querida por todos. Ninguém representou melhor o amor à camisola, especialmente a do Sporting. Como jogador, treinador e dirigente, foi sempre uma referência de excelência, respeitado além das rivalidades clubísticas”, escreveu José Peseiro na rede social Instagram.

Para José Peseiro, o legado de Manuel Fernandes “transcende clubes e gerações e ficará para sempre presente no coração de todos os amantes do futebol”.

A concluir a sua nota de pesar e de tributo, José Peseiro apresentou as minhas mais sentidas condolências à família e amigos de Manuel Fernandes, bem como a toda a família sportinguista.

O ex-futebolista e treinador Manuel Fernandes morreu na quinta-feira aos 73 anos, na sequência de doença prolongada.

Manuel Fernandes, nascido em Sarilhos Pequenos, na Moita, em 05 de junho de 1951, notabilizou-se como jogador, sobretudo, ao serviço do Sporting, entre 1975/76 e 1986/87, tendo passado ainda por Sarilhense, CUF e Vitória de Setúbal.

Pela seleção principal, o jogador que conseguiu um ‘póquer’ nos 7-1 do Sporting ao Benfica, em 1986/87, disputou 30 jogos, com sete golos.

Após concluir a carreira como jogador, Manuel Fernandes manteve-se ligado ao futebol, como treinador, orientando Vitória de Setúbal, Estrela da Amadora, Ovarense, Sporting, Campomaiorense, Tirsense, Santa Clara, Penafiel e União de Leiria, sendo que, pelo meio, treinou em Angola, no ASA.