Declarações de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, ao Porto Canal, no Dragão Arena, ainda a respeito do 30.º título de campeão nacional de futebol, conquistado no sábado no Estádio da Luz.

Quem já lhe felicitou? "Do Presidente da República não recebi nada. Do Governo recebi através de um outro diretor, do secretário de Estado do Desporto [João Paulo Correia], que mandou os parabéns. De resto, não recebi nada. Aliás, o senhor Primeiro-ministro teve o cuidado de felicitar o FC Porto, os treinadores, os atletas e os adeptos, e teve o cuidado de pôr de parte os dirigentes. Considero-me felicitado apenas numa pequena parte, porque sou adepto, mas, como presidente, considero que fui propositadamente excluído, o que não me faz diferença nenhuma. "

Críticas ao poder político: "Eu acho que o poder político tem aquela mentalidade de que Portugal é Lisboa. E quando Sporting ou Benfica vencem, fazem uma festa, recebem-nos, fazem discursos... Quando o FC Porto, que não é de Lisboa, ganha, o Presidente da República aproveita para dizer que façamos a festa e dá os parabéns ao Sporting, ao Benfica e ao Braga, porque é quarto. Mas isso é perfeitamente normal num país que é ridiculamente centralista. É óbvio que não podemos esperar mais do Presidente da República e do Primeiro-ministro."

Recebeu felicitações de outros presidentes? Do Rui Costa não recebi, nem do Varandas. O Varandas ainda deve estar a pensar que vai ser campeão, ainda deve ter esperanças… Não recebi, também não senti a falta. Agora, recebi de muitos dirigentes, de antigos dirigentes e antigos jogadores, tanto nossos como de outros clubes. Ontem não tive mãos a medir para responder a todas as mensagens."

O que esperar da próxima época: "A próxima época já está a ser preparada, mas é evidente que o Sérgio [Conceição] pensa na Taça de Portugal, que é o próximo objetivo. É óbvio que o imediato é a Taça de Portugal para fazermos a dobradinha. Quando passar a Taça, vamos começar a pensar logo na Supertaça."

Sérgio Conceição vai continuar? "A continuidade do míster não é assunto, uma vez que tem contrato de dois anos, sempre disse que queria ficar, quer cumprir contrato. Portanto, não é assunto. A época vai ser preparada não através de jornais, como outros fazem, mas nos nossos gabinetes, com a maior discrição possível. Agora, o que é preciso é que nos mantenhamos todos juntos: dirigentes, atletas, treinadores e adeptos. É muito importante."

Final da Taça: "Já que dois clubes, um do Norte e um do Centro, terão que ir jogar para Lisboa, pelo menos que enchamos aquele estádio do Jamor, que normalmente está às moscas. Espero que nesse dia não haja moscas nem mosquitos, porque não haverá lugar para eles."

O FC Porto sagrou-se, no sábado, campeão português de futebol pela 30.ª vez, ao vencer em casa do Benfica por 1-0.

Especial FC Porto campeão: reportagens, análises e números do título, assim como as melhores fotos vídeos do 30.º campeonato dos Dragões.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.